Notas Críticas sobre a Curva de Demanda Agregada
Resumo
Resumo: A curva de demanda agregada "bem comportadaâ€? (negativamente inclinada) se constitui na base do consenso da macroeconomia neoclássica de que não existem restrições de demanda efetiva a longo prazo. O objetivo destas notas é sistematizar a crítica aos pressupostos teóricos por trás da curva de demanda agregada tradicional. Analisando em conjunto os principais obstáculos à operação dos efeitos Keynes e Pigou, mostramos que não há bons motivos para se esperar que a flexibilidade de preços e salários nominais por si só elimine automaticamente restrições de demanda agregada, tanto na economia fechada quanto em economias abertas. Palavras-chave: macroeconomia, curva de demanda agregada, efeito Keynes, efeito Pigou. Códigos JEL: B22, B41, E10. Keywords: macroeconomics, aggregate demand curve, Keynes effect, Pigou effect. JEL Codes: B22, B41, E10.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-01-15
Como Citar
SERRANO, F.; RIBEIRO, R. T. Notas Críticas sobre a Curva de Demanda Agregada. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 19, n. 1, 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/1535. Acesso em: 12 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.