A Inclusão da Periferia no Processo de Acumulação Mundial de Capital
Resumo
Resumo: Com este artigo procura-se demonstrar como, através de sua estratégia de desenvolvimento industrial, a América Latina acaba por se subordinar ao processo de acumulação mundial de capital. O argumento está em que ao adotar uma estratégia de industrialização na qual os setores mais dinâmicos são controlados por grandes grupos multinacionais, ao contrário de conquistar sua independência e autonomia como preconizado pela lógica Cepalina, a América Latina acaba por tornar-se mais subordinada e dependente da acumulação mundial de capital, fato que hoje se reflete na crescente vulnerabilidade dos países que lograram sucesso em sua industrialização. Enquanto o movimento do capital mundializado no mundo era de expansão, alguns países latino-americanos tiveram sucesso nessa estratégia de industrialização; quando o movimento do capital passa a ser de centralização mundial, esses países correm o risco de exclusão. Palavras-chave: globalização; desenvolvimento econômico; acumulação de capital. Códigos JEL: B31, O10. Keywords: globalization; economic development; capital accumulation. JEL Codes: B31, O10.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-01-14
Como Citar
SAWAYA, R. R. A Inclusão da Periferia no Processo de Acumulação Mundial de Capital. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 19, n. 1, 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/1529. Acesso em: 27 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.