DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO E OS SETORES DE ATIVIDADE ECONÔMICA: uma análise do Rio Grande do Sul no período de 2000 a 2008

Autores

  • Diogo Signor Universidade Federal de Santa Maria
  • Solange Regina Marin Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Tendo em vista os diferentes níveis de desenvolvimento socioeconômico e as principais atividades econômicas dos municípios do Rio Grande do Sul, este trabalho tem como objetivo central verificar se existe uma relação entre essas duas características no período de 2000 a 2008 no Estado. Os municípios gaúchos foram divididos em seis grupos: predominantemente agropecuários, predominantemente industriais, predominantemente de serviços, relativamente agropecuários, relativamente industriais e relativamente de serviços, em que se pôde observar para o período analisado, com base na mediana do valor do Idese de cada grupo, que os municípios mais desenvolvidos apóiam-se no setor secundário, seguidos pelos que se destacam no setor terciário e, por último, tem-se os municípios que dependem principalmente do setor primário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-04-04

Como Citar

SIGNOR, D.; MARIN, S. R. DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO E OS SETORES DE ATIVIDADE ECONÔMICA: uma análise do Rio Grande do Sul no período de 2000 a 2008. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 26, n. 1, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/14133. Acesso em: 13 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos