A Década Mais que Perdida: vulnerabilidade e restrição externas no Brasil nos anos 90
Resumo
Resumo: Este trabalho pretende analisar os impactos sobre o crescimento econômico da economia brasileira nos anos 90, após a implementação de uma estratégia neoliberal de desenvolvimento ao longo dessa década. Em termos específicos, objetiva-se mostrar que a abertura comercial e a liberalização financeira externa provocaram o aumento da fragilidade financeira e da vulnerabilidade da economia do país, definindo uma restrição externa ao crescimento ao longo do período, e uma maior suscetibilidade à ocorrência de crises de balanço de pagamentos. Isso será feito observando indicadores tradicionais de vulnerabilidade externa para o Brasil dos anos 90. Palavras-chave: liberalização econômica, abertura externa, crescimento, vulnerabilidade externa, economia brasileira. Códigos JEL: F32, F43, O11, O54. Key words: economic liberalization, external openess, economic growth, external vulnerability, brasilian economy. JEL Codes: F32, F43, O11, O54.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
CARCANHOLO, M. D. A Década Mais que Perdida: vulnerabilidade e restrição externas no Brasil nos anos 90. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 17, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/1257. Acesso em: 12 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.