O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: RETROCESSOS E AVANÇOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v6-2015-80175Palavras-chave:
Formação transformadora, Práxis, Cotidiano, LicenciaturaResumo
Considerando o estágio supervisionado como um projeto pedagógico, sobre o qual o aluno se debruçará, para aprimorar sua compreensão geográfica e assim, explicar o mundo e suas transformações buscou-se trazer para o debate a temática em questão. Este escrito tem por objetivo, discutir, além do estágio supervisionado, alguns equívocos no exercício pedagógico da Geografia. As análises apresentadas decorrem das seguintes reflexões: qual o papel do estágio supervisionado na formação do professor? Que pressupostos teóricos podem nortear uma prática docente transformadora? Para auxiliar a compreensão dessa meditação, apresentamos uma questão provocativa. Durante o curso de licenciatura os alunos são dotados de conhecimento e metodologias/didáticas que possam lhes servir de base no enfrentamento das ameaças e desafios que com frequência o cotidiano escolar impõe? Nosso intuito é pensar caminhos que penetrem concretamente a prática docente. A metodologia desse trabalho gira em torno de análises e propostas de autores que se debruçaram sobre meandros do estágio supervisionado, detendo-se, principalmente, naqueles que estabelecem conexões entre o ensino e a Geografia. Das análises empreendidas, conclui-se que é necessário lançar bases para a construção de um projeto político-pedagógico, que contemple a um só tempo, a formação contínua de professores e, instrumentos que auxiliem um ensino crítico.
Referências
ASSUNÇÃO. Jennifer Kariene Macedo. Percepção dos acadêmicos sobre o curso de licenciatura plena em Geografia. Monografia apresentada ao Departamento de Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Cáceres. 2010
BEZERRA. Allan Fernandes. As práticas pedagógicas do ensino de Geografia nas escolas públicas da cidade de Parnamirim – RN. Publicado nos anais do 10º encontro nacional de prática de ensino. Porto Alegre. RS 2009.
CARDOSO. Luciana C. Aline M. R. de M. REALI. Interações entre a universidade e escolas – programa de formação inicial e continuada de professores online. Texto publicado nos anais do SIED – Simpósio Nacional de Educação a Distância e Enped – Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. Universidade Federal de São Carlos 10-22 de setembro de 2012.
CARLOS. Ana Fani Alessandri. A "Geografia Urbana" como disciplina: uma abordagem possível Revista do Departamento de Geografia – USP, Volume Especial 30 Anos (2012), p. 92-111.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FUENTE. Adriano R. de S. De La. SAMPAIO. Adriany de Ávila Melo. O estágio na formação do profissional docente: ensaio sobre importâncias e perspectivas. Anais do II Seminário de Pesquisa do NUPEPE Uberlândia/MG p. 17-27 21 e 22 de maio 2010.
LÜDKE, M.; CRUZ, G. B. da. Aproximação universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2005. v. 35, n. 125, p. 81-109.
MOREIRA. Antônio Carlos. Visão Global, Joaçaba, v. 10, n. 1, p. 85-102, jan./jun. 2007.
OLIVA, Jaime Tadeu. Ensino de Geografia: Um Retardo Desnecessário, in Espaço e Modernidade – temas da geografia mundial. São Paulo: Editora Ática, 1999. Pág. 34-49.
OLIVEIRA. Christian Dennys Monteiro de. PONTUSCHKA. Nídia Nacib. Repensando e refazendo uma prática de estágio no ensino de Geografia.
Geografia e ensino: Textos críticos/ José Wiliam Vesentini (org.). Tradução Josette Gian – 4ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1995.
OLIVEIRA. Clarice Gonçalves Souza de. TRINDADE. Gilmar Alves. Ensino de Geografia e reflexões acerca da (re) construção do currículo no âmbito da licenciatura. Discutindo Geografia: doze razões para se (re) pensar a formação do professor. Gilmar Alves Trindade e Rita Jaqueline Nogueira Chiapetti (orgs). 1ª ed. Ilhéus, BA: Editus, 2007.
QUEIROZ. Caroline Gabriele Trindade. NOBRE. Bruno Alves. LOPES. Ludmila Oliva Malveira. Desinteresse dos alunos do ensino fundamental ii nas escolas estaduais Eloy Pereira e Felício Pereira Araújo - em Montes Claros – MG. Disponível em http://portal.unimontes.br/arquivos/2012/geografia_ixerg/eixo_ensino/desinteresse_dos_alunos_do_ensino_fundamental_ii__nas_escolas_estaduais_eloy_pereira_e_felicio_pe.pdf. Data de acesso: 13/02/2013
RESENDE. Márcia M. Spyer. O saber do aluno e o ensino de Geografia. Geografia e ensino: Textos críticos/ José Wiliam Vesentini (org.). Tradução Josette Gian – 4ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1995.
SAIKI, Kim; GODOI, Francisco Bueno de. A prática de ensino e o estágio supervisionado. IN: PASSINI, Elza Yasuko et al (Org.). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
SCHEID, Neusa Maria John; SOARES, Briseidy Marchesan; FLORES, Maria Lorete Thomas. Universidade e Escola Básica: uma importante parceria para o aprimoramento da educação científica. R. B. E. C. T., vol 2, núm 2, mai./ago. 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


