O ENSINO DE GEOGRAFIA NO BRASIL: DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO ÀS IMPLICAÇÕES DA LEI Nº 13.415/2017 E DA BNCC

Autores

  • Raiany Priscila Paiva Medeiros Nonato Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) https://orcid.org/0000-0001-7724-9320
  • Cícero Nilton Moreira da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Geografia, Trajetória, Ensino Médio, Currículo, Reforma educacional

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo discutir a trajetória da Geografia no Ensino Médio (EM) brasileiro, desde sua institucionalização enquanto saber geográfico disciplinar, no século XIX, até as implicações da Lei Nº 13.415/2017 e a criação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, situa-se a Geografia dentro das principais reformas educacionais e proposições curriculares do país, desde o século XIX, passando pelos parâmetros e orientações curriculares do EM, até as políticas educacionais recentes, consolidadas na reforma do EM e na BNCC. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujos procedimentos metodológicos fundamentam-se em pesquisa bibliográfica e documental, através da qual se realiza estudo e análise de documentos curriculares e referenciais bibliográficos que tratam da problemática em tela. Ressalta-se que o ensino de Geografia é marcado pelas diferentes acepções trazidas com documentos e Leis educacionais publicados ao longo dos anos, os quais determinam o conteúdo e a forma como o saber geográfico deve ser ensinado na escola. Mediante a esse contexto, além da ausência de um direcionamento no tocante a como se dará o ensino da Geografia no âmbito do itinerário formativo em ciências humanas e sociais aplicadas, identifica-se, no documento da BNCC, a ausência de um saber geográfico escolar autônomo, tendo em vista que a amplitude das categorias definidas na BNCC não leva em conta as especificidades da ciência geográfica. Este fato pode comprometer a discussão e compreensão de conceitos importantes, caros à Geografia e essenciais para a compreensão da dinâmica do espaço em suas diferentes escalas e dimensões.

Biografia do Autor

  • Raiany Priscila Paiva Medeiros Nonato, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

    Geógrafa Licenciada e Mestra em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

  • Cícero Nilton Moreira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

    Professor Adjunto do quadro permanente do Curso de Licenciatura em Geografia e do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF)

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Publicado

10-09-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O ENSINO DE GEOGRAFIA NO BRASIL: DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO ÀS IMPLICAÇÕES DA LEI Nº 13.415/2017 E DA BNCC. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 22, p. 77–101, 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76688. Acesso em: 6 abr. 2025.