A PESQUISA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES NA REVISTA DE ENSINO DE GEOGRAFIA DE 2011 A 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v14-n26-2023-76292

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Pesquisa, Ensino com Pesquisa, Professor Pesquisador

Resumo

O presente artigo apresenta o resultado de uma revisão bibliográfica, metodologicamente estruturada como uma revisão sistemática de literatura, que se encarregou de analisar as discussões sobre o uso da Pesquisa no Ensino de Geografia publicadas no recorte temporal de 2011 a 2020. Para o desenvolvimento deste trabalho, um protocolo prévio foi definido e seguido e, com isso, foi possível eleger a Revista de Ensino de Geografia, da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, como base de dados para busca e seleção dos estudos. Os trabalhos publicados nesta revista referentes ao uso da pesquisa no ensino de Geografia totalizam 07 estudos de abordagem qualitativa, sendo 05 artigos científicos e 02 relatos de experiência e prática. As informações obtidas nos textos publicados na referida revista foram sistematizadas, sobretudo, a partir da identificação de aspectos convergentes no campo temático em discussão. Com isso, foi possível verificar as concepções de pesquisa nas quais os estudos se fundamentam e, também, destacar a abordagem das experiências vividas pelos autores, os quais apresentam situações-problema presentes no ensino de Geografia, ora na educação básica, ora na educação superior, acompanhadas de proposições que indicam o uso da pesquisa no ensino de Geografia ou na formação do professor desse componente curricular. Desse modo, concluiu-se que as discussões sobre o recorte temático, de modo geral, direcionam para a necessidade de formação do professor de Geografia como pesquisador, na perspectiva de que a pesquisa deve fazer parte da formação e atuação do professor de Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Nunes Loiola Vieira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Vice-diretora do Colégio Estadual do Campo de Botuporã.

Adriana David Ferreira Gusmão, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); Docente do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Ensino na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Referências

BAGNO, Marcos. Pesquisa na Escola: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

BUSATO, André de Azevedo; SANTOS, Eliete Almeida dos; MIRANDA, Sérgio Luiz. Metodologia do trabalho com projetos em estágio curricular de licenciatura em Geografia articulando ensino, pesquisa e extensão. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 21, p. 38-71, jul./dez. 2020.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.

DEMO, Pedro. Pesquisa: Princípio Científico e Educativo. São Paulo: Cortez, 8ª ed., 2001.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 10ª ed., 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão Sistemática da Literatura: conceituação, produção e publicação. Rio de Janeiro: LOGEION: Filosofia da informação, v. 6 n. 1, p.57-73, set.2019/fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73.

GASPARIN, João Luiz; BRUM, Luíza. Ensino com Pesquisa: um desafio para a aprendizagem na educação básica. Curitiba: CRV, 2019.

KLUG, André Quandt; MOLIN, Adriana Dal; DIAS, Liz Cristiane. Ensinar pela pesquisa: a educação geográfica e o papel do professor-pesquisador. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 06, p. 65-78, 2015.

MARTINS, Jorge Santos. Projetos de Pesquisa: estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula. Campinas-SP: Armazém do Ipê, 2007.

MENEZES, Sônia de Souza Mendonça. Inserção da pesquisa na prática de ensino da Geografia: experiências com a leitura das manifestações culturais. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPel, Pelotas-RS, v. 03, p. 232-250, 2017. DOI: https://doi.org/10.15210/gm.v3i2.11867.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo: Papirus, 2009.

SANTOS, Leovan Alves. Ensinar Geografia pela pesquisa: possibilidades de construção do pensamento espacial pelos alunos. Goiânia: UFG, 2015. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/4752/5. Acesso em: 05 de mai. 2021.

SANTOS, Leonardo Pinto dos; MENEZES, Victória Sabbado; COSTELLA RoselaneZordan. Ser professor é ser pesquisador: a contribuição do PIBID na formação do educador pesquisador. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 5, n. 9, p. 169-176, jul./dez. 2014.

SEVERINO, Antônio Joaquim; SEVERINO, Estêvão Santos. Ensinar e aprender com pesquisa no ensino médio. São Paulo: CRV, 2012.

SILVA, Antônia Carlos da. A pesquisa como Princípio Científico e Educativo na prática do professor de Geografia. In: SILVA, A. C. da; SILVA, J. F. da; OLIVEIRA, J. C. A. de; OLIVEIRA, Paulo W. A. de; OLIVEIRA, S. G. de; ARAÚJO, M. A. G. de. (Orgs.). Geografia, ensino e pesquisa: produzindo saberes. Curitiba: CRV, 2012.

SILVA, Mayrele Macedo da; LIMA, Alcilândia Furtado de; CUNHA, Maria Soares da. Geografia Escolar: um olhar a partir de pesquisas acadêmicas e da observação realizada no Ensino Fundamental II em Mauriti/CE. In: SILVA, A. C. da; SILVA, J. F. da; OLIVEIRA, J. C. A. de; OLIVEIRA, Paulo W. A. de; OLIVEIRA, S. G. de; ARAÚJO, M. A. G. de. (Orgs.). Geografia, ensino e pesquisa: produzindo saberes. Curitiba: CRV, 2012.

SILVA, Vicente de Paulo da. O ensino de Geografia por meio de projetos de pesquisa: experiências em escolas públicas de Uberlândia-MG. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 2, n. 2, p. 23-38, jan./jun. 2011.

SILVA, Vicente de Paulo da. A pesquisa e suas contribuições para a formação de professores de Geografia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 3, n. 4, p. 95-100, jan./jun. 2012.

SOBRINHO, Antonio Izidro; LIMA, José Ronaldo de; SILVA, Jemima Silvestre da. Análise da desigualdade social por meio da pesquisa como princípio educativo: estudo de caso na cidade de Patos-PB. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 17, p. 46-58, jul./dez. 2018.

SOUSA, Raimunda Áurea Dias de. Ensino e pesquisa em Geografia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 12, p. 71-81, jan./jun. 2016.

Downloads

Publicado

2023-07-18

Como Citar

VIEIRA, T. N. L.; GUSMÃO, A. D. F. A PESQUISA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES NA REVISTA DE ENSINO DE GEOGRAFIA DE 2011 A 2020. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 14, n. 26, p. 2–25, 2023. DOI: 10.14393/REG-v14-n26-2023-76292. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76292. Acesso em: 13 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos