O ENSINO DE GEOGRAFIA POR MEIO DE PROJETOS DE PESQUISA: EXPERIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UBERLÂNDIA – MG

Autores/as

  • Vicente de Paulo da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v2-2011-80811

Palabras clave:

Geografia, Educação Básica, Projeto de Pesquisa

Resumen

O objetivo deste trabalho é relatar as experiências vividas, enquanto pesquisador, no projeto O Ensino de Geografia por Meio de Projetos: a pesquisa geográfica em escolas de educação básica, desenvolvido com alunos e professores de escolas públicas, em Uberlândia MG. O projeto recebeu financiamento da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, como parte da política da Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, de incentivo à pesquisa para recém doutores. Da aprovação da proposta, passou-se à fase de
implantação do projeto junto aos alunos da escola envolvida. O intuito era apresentar uma proposta de ensino de geografia baseada na pedagogia de projetos. O objetivo geral do projeto era desenvolver projetos de Pesquisa em Geografia com alunos da Educação Básica em que os mesmos atuariam na condição de pesquisadores com orientação envolvendo a Escola e a Universidade. O projeto parte do entendimento de que embora muitas propostas tenham sido apresentadas ainda há uma enorme distância
entre essa apresentação e sua implementação. Considera-se de extrema importância o investimento na Educação Básica, especialmente no que se refere à forma de atuação junto aos alunos das séries que compõem essa fase da educação. Neste caso é que se defende o trabalho com projetos de pesquisas enquanto uma metodologia, pois, acredita-se, esta seria a melhor forma de se falar em aprendizado.

Biografía del autor/a

  • Vicente de Paulo da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

    Professor da Universidade Federal de Uberlândia.

Referencias

BRASIL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Nova Lei de diretrizes e bases da educação nacional. (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996).

CALLAI, Helena Copetti; CALLAI, Jaeme Luiz. Grupo, espaço e tempo nas séries iniciais. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos et al. (orgs). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: AGB – Seção Porto Alegre, 1998. p.61 – 70.

CALLAI, Helena Copetti; CALLAI, Jaeme Luiz.. O estudo do município ou a geografia nas séries iniciais. In: CASTROGIOVANNI,

Antônio Carlos et al. (orgs) Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: AGB

– Seção Porto Alegre, 1998, p.71 – 76.

COSGROVE, Denis. A geografia está em toda parte: cultura e simbolismo nas paisagens humanas. In: CORRÊA, Roberto Lobato, ROSENDAHL, Zeny (orgs) Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1998, p. 92 – 123.

DEMO, Pedro. Saber pensar. 3. ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2002. 159 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005. 148p.

GROSS, Ronald. À maneira de Sócrates: sete segredos para utilizar ao máximo sua mente. Trad. Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Best Seller, 2005. 274 p.

MARTINS, Jorge Santos. Projetos de pesquisa: estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula. Campinas: Armazém do Ipê, 2005. 184p.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2004. 118p.

Publicado

2011-09-30

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O ENSINO DE GEOGRAFIA POR MEIO DE PROJETOS DE PESQUISA: EXPERIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UBERLÂNDIA – MG. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 2, n. 2, p. 23–38, 2011. DOI: 10.14393/REG-v2-2011-80811. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/80811. Acesso em: 29 dec. 2025.