ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: “NOVOS” DESAFIOS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Palabras clave:
Estágio, Geografia, Ensino Remoto, Covid-19Resumen
No início do ano de 2020, o mundo se deparou com a chegada de um vírus letal e sem precedentes, colocando todos os países a adotarem medidas sanitárias para conter a propagação do Novo Coronavírus (Sars-Covid-19). De modo geral, esse acontecimento acarretou mudanças em vários setores da sociedade, inclusive na área da educação, levando as instituições de ensino a adotarem o ensino remoto como alternativa para dar continuidade às atividades letivas. Neste contexto, o objetivo deste artigo é tecer um diálogo acerca do Estágio Supervisionado em Geografia IV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e seu remodelamento para o ensino remoto. Relataremos as nossas experiências e os desafios encontrados nesse novo processo de ensino e aprendizagem e daremos ênfase também sobre a importância do Estágio na formação do professor de Geografia. Os procedimentos metodológicos adotados para a concretização deste estudo se deram por meio de um levantamento bibliográfico de autores que tratam da temática, assim como um levantamento de dados em fontes secundárias na instituição de ensino Colégio Estadual de Serrolândia (CES), e a observação através da realização do estágio nas turmas do 3.o ano de Ensino Médio nos turnos vespertino e noturno. Destacaremos o ensino remoto e essa nova realidade que gerou inúmeras discussões sobre os novos desafios para o processo de ensino e aprendizagem.
Referencias
BUENO, M. A. Geografia escolar e a ideia de lugar no currículo a partir da elaboração de mapas mentais. In: CALLAI, H. C. Educação geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011. p. 295-314.
CORTE, A. C. D.; LEMEKE, C. K. O estágio supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar. Educere - Congresso Nacional De Educação, XII. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Curitiba-PR, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), 26 a 29 de outubro de 2015. Anais... Curitiba-PR: PUCPR, 2015.
DE SOUZA SANTOS, Myllena Aparecida; VENTURI, Tiago. Estágio supervisionado em tempos de pandemia: um relato de experiência. I Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências, I. Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo – RS, 28 a 30 de outubro de 2020. Anais... Cerro Largo-RS: UFFS, 2020.
DIAS, Gustavo Nogueira et al. A utilização do Formulários Google como ferramenta de avaliação no processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia de Covid-19: Um estudo em uma escola de educação básica. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, 2021.
ENSINO Remoto Emergencial: a oportunidade da escola criar, experimentar, inovar e se reinventar. SINEPE/RS, Porto Alegre, 17 abr. 2020. Site. Disponível em: <https://www.sinepe-rs.org.br/noticias/ensino-remoto-emergencial-a-oportunidade-da-escola-criar-experimentar-inovar-e-se-reinventar>. Acesso em: 05 Jul. 2021.
FREIRE, Paulo. Prática docente: primeira reflexão. In:______. Pedagogia da Autonomia. 45º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013, p. 23-46.
GARCIA, T. C. M. et al. Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas. Caderno de Ensino Mediado por TIC. Natal-RN: SEDIS-UFRN, 2020.
GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2002.
MINAYO, S. F. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: ______. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009, p. 25-46.
OLIVA, J. T. Ensino de Geografia: um retardo desnecessário: In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.) A Geografia na sala de aula. 8ª Edição. São Paulo: Contexto. 2008.
OLIVEIRA, M. M. de. Sequência didática interativa no processo de formação de professores. Petrópolis-Rj: Vozes, 2013.
PIMENTA, S. G.; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004; Terra, 1989.
REIS, S. R. dos.; ARAÚJO, Roberta Negrão de.; Battin, Okçana. O estágio supervisionado e a construção do conceito de planejamento. Educere - Congresso Nacional De Educação, XII. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Curitiba-PR, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), 26 a 29 de outubro de 2015. Anais... Curitiba-PR: PUCPR, 2015.
SILVA, P. C. R. da. A importância do estágio supervisionado para o processo de formação docente. Uma análise do curso de Geografia licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Francisco Beltrão. Congresso Brasileiro de Geógrafos, VII. A AGB e a Geografia brasileira no contexto das lutas sociais frente aos projetos hegemônicos. Vitória/ES, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Campus de Goiabeiras, de10 a 16 de agosto de 2014. Anais... Vitória-ES: Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), 2014.
SILVA, Patrícia Grasel da; LIMA, Dione Sousa de. Padlet como ambiente virtual de aprendizagem na formação de profissionais da educação. RENOTE, v. 16, n. 1, 2018.
SOUZA, de Figueiredo, Ester Maria; FERREIRA, Lúcia Gracia. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, n. 32, p. 85, 2020.
ZABALA, A. As relações interativas em sala de aula: o papel dos professores e dos alunos. In: ______. A prática educativa como ensinar. Trad. Ernani F. da F Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.
REINALDO, T. B. dos S.; PRIVADO, R. de J. P. Os desafios ao professor de estágio supervisionado em tempos de pandemia. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 4, p. 35046-35058, abril 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Aline de Jesus Silva, Camila da Silva Campos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.