METODOLOGIA PARA ENSINAR GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O RELÓGIO SOLAR
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78632Keywords:
Lúdico, Espaço, Tempo, Ensino de GeografiaAbstract
Parece-nos que há um afastamento entre os conhecimentos transmitidos na educação escolar e as experiências de vida das crianças, o que causa estranhamento sobre a necessidade e desejo pela escola. Na educação das crianças a escola deve representar o oposto de um castigo, uma obrigação, e ser o lugar de possibilidades, de despertar vontades, anseios, curiosidades a fim de ensinar a pensar muito mais do que ensinar coisas prontas. Portanto, esse artigo é o compartilhar da experiência de ensino-aprendizagem através de metodologia lúdica desenvolvida para os anos iniciais do ensino fundamental e em oficina para turma do curso de Pedagogia, com o objetivo de apresentar possibilidade de trabalho com as crianças que desperte a curiosidade pelo aprender, relacionado com as vivências das crianças. Entende-se que o que de fato é apreendido é capaz de transformar e libertar para problematizar e criar novos conhecimentos.
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