METODOLOGIA PARA ENSINAR GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O RELÓGIO SOLAR

Authors

  • Robson de Souza Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Laiany Rose Souza Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78632

Keywords:

Lúdico, Espaço, Tempo, Ensino de Geografia

Abstract

Parece-nos que há um afastamento entre os conhecimentos transmitidos na educação escolar e as experiências de vida das crianças, o que causa estranhamento sobre a necessidade e desejo pela escola. Na educação das crianças a escola deve representar o oposto de um castigo, uma obrigação, e ser o lugar de possibilidades, de despertar vontades, anseios, curiosidades a fim de ensinar a pensar muito mais do que ensinar coisas prontas. Portanto, esse artigo é o compartilhar da experiência de ensino-aprendizagem através de metodologia lúdica desenvolvida para os anos iniciais do ensino fundamental e em oficina para turma do curso de Pedagogia, com o objetivo de apresentar possibilidade de trabalho com as crianças que desperte a curiosidade pelo aprender, relacionado com as vivências das crianças. Entende-se que o que de fato é apreendido é capaz de transformar e libertar para problematizar e criar novos conhecimentos.

Author Biographies

  • Robson de Souza Santos, Universidade Federal de Sergipe

    Estudante do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe

  • Laiany Rose Souza Santos, Universidade Federal de Sergipe

    Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe – DEDI/UFS

References

ALMEIDA, A. Ludicidade como instrumento pedagógico. Disponível em: <http://www.cdof.com.br/recrea22.htm>. Acesso: 22 fev. 2016.

ALVES, Rubem. O papel do professor. Entrevista gravada em vídeo digital. Revista Digit@l, Portal Brasil, 7 jan. 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_OsYdePR1IU>. Acesso em: 06/09/2016.

BATISTA, Albertino Lourenço. O ensino de geografia nas séries iniciais. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Estadual da Paraíba, Pombal, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação e do desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Ciências. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

CALLAI, Helena. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.

FERREIRA FH., O A. A pedra calendário Asteca. Portal Templo de apolo.net, Porto Alegre-RS. Disponível em: <http://bit.ly/1UXii2B>. Acesso: 22 fev. 2016.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e terra. 1992.

SILVA, Maria do Socorro Ferreira da; SILVA, Edimilson Gomes da. O ensino da geografia e a construção dos conceitos científicos geográficos. VI Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade” São Cristóvão, Sergipe, setembro 2012. Disponível em <http://educonse.com.br/2012/eixo_05/PDF/6.pdf>. Acesso: 22 fev. 2016.

FREITAS, E. Relógio Solar. Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em: Agosto de 2012.

GOMES, C. L. (org.). Dicionário Crítico do Lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Educação, ludicidade e prevenção das neuroses futuras: uma proposta pedagógica a partir da Biossíntese. In: LUCKESI, Cipriano Carlos (org.) Ludopedagogia – Ensaios 1: Educação e Ludicidade. Salvador: Gepel, 2000.

MICHELAN, Vanessa Silva. Juntos nessa: ensino fundamental, anos iniciais: ciências, 4º ano. –1. ed. – São Paulo: Leya, 2014.

SANTOS, C. C. Ensino de ciências: abordagem histórico-crítica. São Paulo: Autores Associados, 2005.

SILVA, Daiane Magalhães; CABÓ, Leonardo José Freire. As Contribuições da Geografia na Educação Infantil: Processo de Ensino e Aprendizagem Utilizando o Espaço Geográfico. Anais CINTEDI, v. 1, n. 1, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/trabalhos/Modalidade_1datahora_14_11_2014_22_50_03_idinscrito_5365_cc376e11e396bfe014bdc655538dfc57.pdf>. Acesso: 20/04/2016.

Published

2017-08-27

Issue

Section

Artigos

How to Cite

METODOLOGIA PARA ENSINAR GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O RELÓGIO SOLAR. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 14, p. 28–47, 2017. DOI: 10.14393/REG-v8-2017-78632. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/78632. Acesso em: 7 dec. 2025.