A GEOGRAFIA E OS CAMINHOS DE IRACEMA: EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM BASE NA OBRA DE JOSÉ DE ALENCAR

Authors

  • Maria Edivani Silva Barbosa Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Francisca Mayara Pereira Moreira Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Bruno Reginaldo da Silva Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v09-2018-79244

Author Biographies

  • Maria Edivani Silva Barbosa, Universidade Federal do Ceará - UFC

    Doutora em Educação Brasileira. Professora do Departamento de Geografia da UFC, Campus do Pici.

  • Francisca Mayara Pereira Moreira, Universidade Federal do Ceará - UFC

    Licencianda do curso Geografia da UFC.

  • Bruno Reginaldo da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

    Licenciando do curso de Geografia da UFC.

References

ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. Campinas, SP: Papirus, 2008.

FIGUEIREDO, V. S.; SILVA, G. S. C. A Importância da Aula em campo na Prática em Geografia. 10º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Porto Alegre, 2009.

OLIVEIRA, Christian D. M. de; ASSIS, Raimundo J. S. de. Sentido da Alteridade e Identidade: A audição. In: OLIVEIRA, C. D. Monteiro. Sentidos da Geografia escolar. Fortaleza: Edições UFC, 2009. pp. 151-176.

POMBO, O. Interdisciplinaridade e Integração dos Saberes. Liine em Revista, V. 1, n. 1, pp. 3-15, mar./2005.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib. O conceito de estudo do meio transforma-se... em tempos diferentes, em escolas diferentes, com professores diferentes. In: VESENTINI, José William (org.). O ensino de Geografia no século XXI. Campinas, SP: Papirus, 2004. pp.249-288.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

ROJAS, J. et al. Interdisciplinaridade na Educação: desafios e perspectivas. Revista Diálogos Interdisciplinares - GEFPIP, Aquidauana, v. 1, n. 1, pp. 170-181, 2014.

SUERTEGARAY, D. M. A. Geografia e Interdisciplinaridade. Espaço Geográfico: Interface Natureza e Sociedade. Geosul, v. 18, n. 35, 2003.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação. v. 13, n. 39, set./dez.2008.

Published

2018-08-29

Issue

Section

Relato de experiência

How to Cite

A GEOGRAFIA E OS CAMINHOS DE IRACEMA: EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM BASE NA OBRA DE JOSÉ DE ALENCAR. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 16, p. 226–239, 2018. DOI: 10.14393/REG-v09-2018-79244. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/77515. Acesso em: 6 dec. 2025.