O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DO COTIDIANO DO ALUNO E O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS COMO RECURSO DIDÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v3-2012-80846Palavras-chave:
Geografia Física, Ensino. Computador, Google Earth, MetodologiaResumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de ensino de geomorfologia nas aulas de geografia da educação básica a partir do cotidiano do aluno, utilizando-se de novas tecnologias como o computador e o software “Google Earth”, auxiliando o processo de ensino-aprendizagem de um conteúdo bastante abstrato por se tratar de formas do relevo que muitas vezes estão distantes da realidade local do aluno. Propôs-se trabalhar com alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental II de uma escola municipal de Uberlândia-MG, localizada em um bairro cujas ruas e avenidas apresentam nomes de serras, chapadas, planaltos, dentre outras feições geomorfológicas, do Brasil e exterior, aproximando a vida cotidiana dos alunos à complexidade das formas de relevo de lugares distantes. Os resultados obtidos comprovam a eficácia das ferramentas digitais como recursos didáticos imprescindíveis para assuntos que necessitam de abstrações mais complexas e de difícil visualização por parte dos discentes, além de promover novas metodologias de trabalho ao docente em sala de aula.
Referências
CASETTI, V. Elementos de geomorfologia. Goiânia: Ed. UFG, 2001. p.11-38
COSTA, V.F. MAGALHÃES, S.M.F. ASSIS, L.F. O uso da internet nas aulas de geografia do Ensino Médio. Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA Centro de Ciências Humanas - CCH. Revista Homem, espaço e tempo, Ano II, n. 2, set. de 2008. Disponível em: <http://www.uvanet.br/rhet/artigos_setembro_2008/uso_internet.pdf>. Acesso em 20 set. 2011.
GIORDANI, A.C.C. ;AUDINO, D.F.; CASSOL, R. Inserção do Google Earth no ensino de Geografia. In: 12 Jornada Nacional de Educação/ 2º Congresso Internacional de Educação. Educação e sociedade: perspectivas educacionais no século XXI. Santa Maria, 2006. p. 1-8. Anais: Santa Maria: UNIFRA, 2006. Disponível em: <http://www.unifra.br/.../geografia/ a%20inserção%20do%20google%20earth%20no%20ensino%20d>. Acesso em 20 set. 2011.
GOMES, J.V.P.; SOARES, J.G.; MENDONÇA, A.A.I.; BARROS, R.S.de. As potencialidades do MDE para o Ensino de Geografia Física. Disponível em:. Acesso em 20 set. 2011.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: . Acesso 10 set 2011.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. C. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2007. 383 p.
TORRES, E.C.; SANTANA, C.D. A geografia no ensino fundamental: conteúdos geográficos e instrumentos lúdicos-pedagógicos. Geografia, Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Geociências, v. 12, n. 1, p. 233-246, jun. 2009. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia>. Acesso em: 10 set 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


