O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DO COTIDIANO DO ALUNO E O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS COMO RECURSO DIDÁTICO

Autores

  • Juliana Sousa Pereira Professora de Geografia do Ensino Fundamental II da Prefeitura Municipal de Uberlândia
  • Rene Gonçalves Serafim Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v3-2012-80846

Palavras-chave:

Geografia Física, Ensino. Computador, Google Earth, Metodologia

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de ensino de geomorfologia nas aulas de geografia da educação básica a partir do cotidiano do aluno, utilizando-se de novas tecnologias como o computador e o software “Google Earth”, auxiliando o processo de ensino-aprendizagem de um conteúdo bastante abstrato por se tratar de formas do relevo que muitas vezes estão distantes da realidade local do aluno. Propôs-se trabalhar com alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental II de uma escola municipal de Uberlândia-MG, localizada em um bairro cujas ruas e avenidas apresentam nomes de serras, chapadas, planaltos, dentre outras feições geomorfológicas, do Brasil e exterior, aproximando a vida cotidiana dos alunos à complexidade das formas de relevo de lugares distantes. Os resultados obtidos comprovam a eficácia das ferramentas digitais como recursos didáticos imprescindíveis para assuntos que necessitam de abstrações mais complexas e de difícil visualização por parte dos discentes, além de promover novas metodologias de trabalho ao docente em sala de aula.

Biografia do Autor

  • Juliana Sousa Pereira, Professora de Geografia do Ensino Fundamental II da Prefeitura Municipal de Uberlândia

    Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Bolsista CNPq. Professora de Geografia do Ensino Fundamental II da Prefeitura Municipal de Uberlândia.

  • Rene Gonçalves Serafim Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Bolsista FAPEMIG. Professor de Geografia do Ensino Fundamental II da Prefeitura Municipal de Uberlândia.

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Publicado

20-07-2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DO COTIDIANO DO ALUNO E O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS COMO RECURSO DIDÁTICO. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 3, n. 4, p. 69–79, 2012. DOI: 10.14393/REG-v3-2012-80846. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/80846. Acesso em: 26 dez. 2025.