EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: O TEMA CONSUMO CONSCIENTE NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ADAMANTINA/ SP

Autores

  • Janaina Aparecida Pedrozo Faculdades Adamantinenses Integradas -  FAI
  • Rafael Tavares Alves Faculdades Adamantinenses Integradas - FAI
  • Izabel Castanha Gil Faculdades Adamantinenses Integradas - FAI

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v3-2012-80842

Palavras-chave:

Educação ambiental, Ensino de geografia, Ensino médio, Consumo consciente

Resumo

O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar a importância da inserção da Educação Ambiental no programa de Geografia. Visa investigar se o tema consumo consciente é trabalhado pelos professores do Ensino Médio da E E Profª. Fleurides Cavallini Menechino, identificando assim a metodologia utilizada, sua consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), e as dificuldades encontradas pelos professores ao trabalhar com essa temática. E no caso da não abordagem do tema, investigar as causas. Como problematização tenta-se responder: os professores de Geografia da referida escola abordam a temática ambiental em sua prática docente? Qual a metodologia utilizada? Quais são as dificuldades e soluções encontradas?  Num primeiro momento procedeu-se a uma investigação bibliográfica sobre o tema. Logo depois, aplicaram-se entrevistas e questionários aos professores, coordenadora pedagógica da escola e aos alunos da segunda série do Ensino Médio, com posterior sistematização e análise dos dados coletados visando a redação final do trabalho. Verificou-se que só se pode mudar a realidade se a conhecermos objetivamente. A Educação Ambiental é uma forma de construir a visão crítica dos alunos. O tema consumo consciente permite levá-los a observar e a compreender os impactos dos seus hábitos de consumo, proporcionando a oportunidade de rever esses hábitos e construir valores que levem a uma relação sociedade natureza mais equilibrada.

Biografia do Autor

  • Janaina Aparecida Pedrozo, Faculdades Adamantinenses Integradas -  FAI

    Graduanda do curso de Geografia das Faculdades Adamantinenses Integradas -  FAI

  • Rafael Tavares Alves, Faculdades Adamantinenses Integradas - FAI

    Graduando do curso de Geografia das Faculdades Adamantinenses Integradas -  FAI

  • Izabel Castanha Gil, Faculdades Adamantinenses Integradas - FAI

    Professora doutora das Faculdades Adamantinenses Integradas - FAI

Referências

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Publicado

20-07-2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: O TEMA CONSUMO CONSCIENTE NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ADAMANTINA/ SP. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 3, n. 4, p. 38–54, 2012. DOI: 10.14393/REG-v3-2012-80842. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/80842. Acesso em: 26 dez. 2025.