EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: O TEMA CONSUMO CONSCIENTE NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ADAMANTINA/ SP
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v3-2012-80842Palavras-chave:
Educação ambiental, Ensino de geografia, Ensino médio, Consumo conscienteResumo
O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar a importância da inserção da Educação Ambiental no programa de Geografia. Visa investigar se o tema consumo consciente é trabalhado pelos professores do Ensino Médio da E E Profª. Fleurides Cavallini Menechino, identificando assim a metodologia utilizada, sua consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), e as dificuldades encontradas pelos professores ao trabalhar com essa temática. E no caso da não abordagem do tema, investigar as causas. Como problematização tenta-se responder: os professores de Geografia da referida escola abordam a temática ambiental em sua prática docente? Qual a metodologia utilizada? Quais são as dificuldades e soluções encontradas? Num primeiro momento procedeu-se a uma investigação bibliográfica sobre o tema. Logo depois, aplicaram-se entrevistas e questionários aos professores, coordenadora pedagógica da escola e aos alunos da segunda série do Ensino Médio, com posterior sistematização e análise dos dados coletados visando a redação final do trabalho. Verificou-se que só se pode mudar a realidade se a conhecermos objetivamente. A Educação Ambiental é uma forma de construir a visão crítica dos alunos. O tema consumo consciente permite levá-los a observar e a compreender os impactos dos seus hábitos de consumo, proporcionando a oportunidade de rever esses hábitos e construir valores que levem a uma relação sociedade natureza mais equilibrada.
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