SER PROFESSOR É SER PESQUISADOR: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR PESQUISADOR

Autores

  • Leonardo Pinto dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Victória Sabbado Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roselane Zordan Costella Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v5-2014-80318

Biografia do Autor

  • Leonardo Pinto dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Foi bolsista do Subprojeto Geografia PIBID da Universidade Federal de Santa Maria. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

  • Victória Sabbado Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Foi bolsista do Subprojeto Geografia PIBID da Universidade Federal de Pelotas. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

  • Roselane Zordan Costella, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Coordenadora Institucional do PIBID da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Referências

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução: Estela dos Santos

Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. 2.a ed. revista e ampliada. Porto Alegre: Penso, 2012.

BECKER, Fernando; MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko (Org.). Ser professor é ser pesquisador. 3.a ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.

COSTELLA, Roselane Zordan. O significado da construção do conhecimento geográfico gerado por vivências e por representações espaciais. 2008. 202 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1992.

LOBATO, Monteiro. A criança é a humanidade de amanhã. In: AB’SÁBER; Aziz Nacib (Org.). Leituras indispensáveis 2. São Paulo: Ateliê Editorial, 2010, p. 71-76.

MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko. Professor ou pesquisador? In: BECKER, Fernando; MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko (Org.). Ser professor é ser pesquisador. 3.ed. Porto Alegre: Mediação, 2012. p.55-62.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: pequena história crítica. 21. ed. São Paulo: Annablume, 2007.

PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga. 6. ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1978.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib. Geografia, representações sociais e escola pública. Terra Livre, São Paulo, n.15, p.145-154, 2000.

Downloads

Publicado

28-01-2015

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

SER PROFESSOR É SER PESQUISADOR: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR PESQUISADOR. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 5, n. 9, p. 169–176, 2015. DOI: 10.14393/REG-v5-2014-80318. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/80318. Acesso em: 26 dez. 2025.