SER PROFESSOR É SER PESQUISADOR: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR PESQUISADOR
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v5-2014-80318Referências
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução: Estela dos Santos
Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. 2.a ed. revista e ampliada. Porto Alegre: Penso, 2012.
BECKER, Fernando; MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko (Org.). Ser professor é ser pesquisador. 3.a ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.
COSTELLA, Roselane Zordan. O significado da construção do conhecimento geográfico gerado por vivências e por representações espaciais. 2008. 202 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1992.
LOBATO, Monteiro. A criança é a humanidade de amanhã. In: AB’SÁBER; Aziz Nacib (Org.). Leituras indispensáveis 2. São Paulo: Ateliê Editorial, 2010, p. 71-76.
MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko. Professor ou pesquisador? In: BECKER, Fernando; MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko (Org.). Ser professor é ser pesquisador. 3.ed. Porto Alegre: Mediação, 2012. p.55-62.
MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: pequena história crítica. 21. ed. São Paulo: Annablume, 2007.
PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga. 6. ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1978.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib. Geografia, representações sociais e escola pública. Terra Livre, São Paulo, n.15, p.145-154, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


