MAQUETES DE RELEVO COMO INSTRUMENTO CARTOGRÁFICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: O EXEMPLO DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA - MG

Autores

  • Fernanda Oliveira Borges Universidade Federal de Uberlândia
  • Felipe Lehnenn Osório Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v5-2014-80315

Palavras-chave:

Modelos Tridimensionais, Modelos Planificados, Paisagem, Objetos Geográficos, Cartografia

Resumo

Este trabalho retrata a importância das maquetes de relevo como instrumento cartográfico para o ensino de geografia, principalmente, por representaremde forma tridimensional a topografia de determinada paisagem,o que resulta numa melhor visualizaçãode determinados elementos geográficos que a compõe e, ainda, possibilita analisar os possíveis fenômenos relacionados à modelagem da mesma. Com o objetivo de salientar essa importância, tomou-se como exemplo a elaboração do modelo de relevo do município de Uberlândia, MG, descrevendo-se todos os procedimentos usados nesse processo com a finalidade de demonstrar como essa atividade pode ser usadanoensino e aprendizagem dos alunos em todos os níveis de escolaridade, inclusive as séries iniciais. Por último, o trabalho remete à relação entre a cartografia e o espaço, discorrendo sobre como esta auxilia no processo de compreensão do espaço geográfico, por meio de seus modelos planificados e tridimensionais.

Biografia do Autor

  • Fernanda Oliveira Borges, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduanda do 6º período em Geografia - Bacharelado (UFU)

  • Felipe Lehnenn Osório, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduando do 6º período em Geografia - Licenciatura

Referências

AB’SÁBER, Aziz Nacib. Os Domínios de Natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. 7 ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012, 158 p.

ALMEIDA, Rosângela Doin de; PASSINI, Elza Yasuko. O Espaço Geográfico: Ensino e Representação. 15 ed. São Paulo: Ed. Contexto, 2008, 90 p.

BREDA, Thiara Vichiato. O olhar espacial e geográfico na leitura e percepção da paisagem municipal: contribuições das representações cartográficas e do trabalho de campo no estudo do lugar – Volume 1. Ourinhos: Universidade Estadual Paulista. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Comissão de Avaliação de TCC do Curso de Graduação em Geografia – Bacharelado do Campus Experimental de Ourinhos, UNESP, 2010.

DOLLFUS, Olivier. A análise geográfica. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1973, 130 p.

__________. O espaço geográfico. 3 ed. Rio de Janeiro: Ed. Difel/Difusão Editorial S.A, 1978, 121 p.

DUARTE, Paulo Araújo. Cartografia temática. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1991, 145 p.

FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. A Cartografia no ensino da Geografia: abordagens metodológicas para o entendimento da representação. Cascavel: EDUNIOESTE, 2010, 209 p.

GIRARDI, Gisele. Cartografia Geográfica: Reflexões e Contribuições. Boletim Paulista de Geografia. São Paulo AGB, nº 87, 2007, PP. 45-65.

LACOSTE, Yves. A Geografia, isso serve, em primeiro lugar, para fazer a Guerra. Campinas: Ed. Papirus, 1989, 263 p.

MIRANDA, Sérgio Luiz. A Noção de curva de nível no modelo tridimensional. Boletim Paulista de Geografia. São Paulo, 2001, PP. 186-194.

OLIVEIRA, Lívia de.; ALMEIDA, Rosângela Doin de. Cartografia Escolar. São Paulo: Ed. Contexto, 2007, 224 p.

RODRIGUES, Silvio Carlos. Mudanças ambientais na rtegião do Cerrado:análise das causas e efeitos da ocupação e uso do solo sobre o relevo. O caso da bacia hidrográfica do Rio Araguari, MG. GEOUSP – Espaço e Tempo, São Paulo, Nº 12, pp. XX, 2002.

SIMIELLI, Maria Elena Ramos; GIRARDI, Gisele; MORONE, Rosemeire. Maquete de rtelevo: um recurso didático tridimensional. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, nº 87, p. 131-151, 2007.

TORRES, Eloiza Cristiane. Geomorfologia e maquetes. Revista Geográfica de América Central, Costa Rica, nº EGAL, 2011, p. 1-10.

Publicado

28-01-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MAQUETES DE RELEVO COMO INSTRUMENTO CARTOGRÁFICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: O EXEMPLO DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA - MG . Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 5, n. 9, p. 124–137, 2015. DOI: 10.14393/REG-v5-2014-80315. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/80315. Acesso em: 26 dez. 2025.