FEIRA LIVRE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v5-2014-80314Palavras-chave:
Ferramenta pedagógica, Metodologia, Aula de campoResumo
O objetivo desse artigo é relatar a experiência de uma aula de campo, realizada numa feira livre, tendo-a como suporte metodológico viável para o ensino de geografia. A feira livre, colocada como um laboratório e também uma possibilidade metodológica, permitiu, mediante a aplicação da observação direta, a detecção dos diversos elementos que a compõe. De modo complementar, fotografamos os diversos ambientes e aplicamos questionários e entrevistas a dez feirantes e dez consumidores, escolhidos aleatoriamente e por segmento, buscando coletar dados referentes à origem dos produtos, formas de pagamento, organização do trabalho, entre outros. Para o desenvolvimento do trabalho contamos com a participação de 20 alunos - escolhidos mediante sorteio-,50% do total de alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Manuel Novais, da cidade de Ibicuí-Bahia. Os dados obtidos sobre a feira estudada nos permitiu relacionar os diversos elementos nela constantes, correlacioná-los nas diversas escalas - local/regional/global-, bem como produzir uma análise da realidade local pelo viés da Geografia nos permitindo concluir que a feira, ou seja, o estudo de uma feira livre se confirma como uma eficiente ferramenta pedagógica para o ensino de Geografia.
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