FEIRA LIVRE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Greiziene Araujo Queiroz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB
  • Clarice Gonçalves S. de Oliveira UESC

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v5-2014-80314

Palavras-chave:

Ferramenta pedagógica, Metodologia, Aula de campo

Resumo

O objetivo desse artigo é relatar a experiência de uma aula de campo, realizada numa feira livre, tendo-a como suporte metodológico viável para o ensino de geografia. A feira livre, colocada como um laboratório e também uma possibilidade metodológica, permitiu, mediante a aplicação da observação direta, a detecção dos diversos elementos que a compõe. De modo complementar, fotografamos os diversos ambientes e aplicamos questionários e entrevistas a dez feirantes e dez consumidores, escolhidos aleatoriamente e por segmento, buscando coletar dados referentes à origem dos produtos, formas de pagamento, organização do trabalho, entre outros. Para o desenvolvimento do trabalho contamos com a participação de 20 alunos - escolhidos mediante sorteio-,50% do total de alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Manuel Novais, da cidade de Ibicuí-Bahia. Os dados obtidos sobre a feira estudada nos permitiu relacionar os diversos elementos nela constantes, correlacioná-los nas diversas escalas - local/regional/global-, bem como produzir uma análise da realidade local pelo viés da Geografia nos permitindo concluir que a feira, ou seja, o estudo de uma feira livre se confirma como uma eficiente ferramenta pedagógica para o ensino de Geografia.

Biografia do Autor

  • Greiziene Araujo Queiroz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB

    Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas. Professora de Geografia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. 

  • Clarice Gonçalves S. de Oliveira, UESC

    Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia- UFBA. Professora aposentada do curso de Licenciatura em Geografia da UESC.

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Publicado

28-01-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FEIRA LIVRE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 5, n. 9, p. 110–123, 2015. DOI: 10.14393/REG-v5-2014-80314. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/80314. Acesso em: 26 dez. 2025.