A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ESTUDOS URBANOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v5-2014-80313Palavras-chave:
Meio ambiente, Geografia, UrbanizaçãoResumo
O presente artigo foi desenvolvido a partir da análise da inserção dos temas relacionados à Educação Ambiental nos estudos da Geografia urbana, pois é cada vez mais urgente a necessidade de estudo dos fenômenos urbanos e dos aspectos que geram os impactos socioambientais. O fenômeno da urbanização trouxe inúmeros benefícios para as populações que residem nas áreas urbanas, todavia resultam em externalidades que precisam ser minimizadas ou erradicadas sempre que possível. O objetivo deste trabalho consiste em apontar a Educação Ambiental como uma ferramenta para a sensibilização e conscientização ambiental, auxiliando no desenvolvimento de políticas públicas capazes de transformar o grave quadro socioambiental presente na maioria das áreas urbanas. A metodologia desenvolvida para a operacionalização deste artigo compreende as etapas de levantamento bibliográfico, para um prévio conhecimento do assunto a ser estudado, posteriormente a realização de trabalhos de campo para coleta de material iconográfico e verificação da problemática estudada, e por fim deu-se a redação da pesquisa buscando relacionar a realidade presenciada em campo com a teoria obtida na fase da pesquisa bibliográfica. Em linhas gerais, a Educação Ambiental transcende o âmbito da teoria e dos debates, esta é aplicável, transformadora, promove a sensibilização e o desenvolvimento de hábitos sustentáveis, sendo uma importante ferramenta para a compreensão dos fenômenos sociais e ambientais presentes nos espaço urbanos.
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