A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ESTUDOS URBANOS

Autores

  • Elidiane da Silva Amâncio Escola Internacional de Aldeia
  • Maria Fernanda Abrantes Torres Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v5-2014-80313

Palavras-chave:

Meio ambiente, Geografia, Urbanização

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido a partir da análise da inserção dos temas relacionados à Educação Ambiental nos estudos da Geografia urbana, pois é cada vez mais urgente a necessidade de estudo dos fenômenos urbanos e dos aspectos que geram os impactos socioambientais. O fenômeno da urbanização trouxe inúmeros benefícios para as populações que residem nas áreas urbanas, todavia resultam em externalidades que precisam ser minimizadas ou erradicadas sempre que possível. O objetivo deste trabalho consiste em apontar a Educação Ambiental como uma ferramenta para a sensibilização e conscientização ambiental, auxiliando no desenvolvimento de políticas públicas capazes de transformar o grave quadro socioambiental presente na maioria das áreas urbanas. A metodologia desenvolvida para a operacionalização deste artigo compreende as etapas de levantamento bibliográfico, para um prévio conhecimento do assunto a ser estudado, posteriormente a realização de trabalhos de campo para coleta de material iconográfico e verificação da problemática estudada, e por fim deu-se a redação da pesquisa buscando relacionar a realidade presenciada em campo com a teoria obtida na fase da pesquisa bibliográfica. Em linhas gerais, a Educação Ambiental transcende o âmbito da teoria e dos debates, esta é aplicável, transformadora, promove a sensibilização e o desenvolvimento de hábitos sustentáveis, sendo uma importante ferramenta para a compreensão dos fenômenos sociais e ambientais presentes nos espaço urbanos.

Biografia do Autor

  • Elidiane da Silva Amâncio, Escola Internacional de Aldeia

    Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Tecnóloga em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.  Professora de Geografia da Escola Internacional de Aldeia

  • Maria Fernanda Abrantes Torres, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutora em Oceanografia e Professora do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco. Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos do Meio Ambiente do Departamento de Ciências Geográficas. 

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Publicado

28-01-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ESTUDOS URBANOS . Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 5, n. 9, p. 87–109, 2015. DOI: 10.14393/REG-v5-2014-80313. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/80313. Acesso em: 26 dez. 2025.