ENSINO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS COM AS ROCHAS: A IMPORTÂNCIA DAS ROCHAS MOUTONNÉE E DOS VARVITOS NA HISTÓRIA GEOLÓGICA DA TERRA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v5-2014-80312Palavras-chave:
Educação, Geomorfologia, Poesia, GeografiaResumo
A Rocha Moutonnée, em Salto-SP, e os Varvitos, em Itu-SP, são resquícios da glaciação da Era Paleozóica e evidenciam as transformações ambientais resultantes da separação dos continentes Africano e América do Sul. O objetivo do artigo é levantar a importância do ensino das mudanças climáticas e da geomorfologia glacial por meio da poesia e do trabalho de campo. Apesar dos acontecimentos se reportarem a épocas remotas do planeta, as consequências das mudanças possibilitaram as condições ambientais de vida que temos hoje. A partir da revisão da literatura e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia, concluímos que o trabalho de campo e a poesia podem se articular com os conteúdos de geografia e também contribuir para que essa história seja apreendida de forma significativa pelos estudantes.
Referências
ASSINE, M. L.; VESELY, F. F. Ambientes Glaciais (em preparação). In: Ambientes de Sedimentação do Brasil. Salvador-BA. CPRM. 2007. Disponível em: <http://www.geologia.ufpr.br/graduacao/deposicionais/ambientesglaciais.pdf >. Acesso em: 15 jan 2008.
ALENTEJANO, P. R. R; ROCHA-LEÃO, O. M. Trabalho de Campo: Uma ferramenta essencial para os geógrafos ou um instrumento banalizado? Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, nº 84, p. 51-67, 2006.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília. MEC/SEF, 1998.
CASSETI, V. Elementos de geomorfologia. Goiânia-GO: Editora UFG, 2001. p. 11-13.
FERNÁNDEZ, A. O saber em jogo: a psicopedagogia propiciando autorias de pensamento. Tradução: Neusa Kern Hickel. Porto Alegre: Artmed, 2001a.
FERNÁNDEZ, A. Os idiomas do aprendente: análise das modalidades ensinantes com família, escolas e meios de comunicação. Tradução: Neusa Kern Hickel. Porto Alegre: Artmed, 2001b.
PREFEITURA DE SALTO. Disponível em: <http://www.salto.sp.gov.br/rocha.html>.
Acesso em 26 set 2013.
ROCHA-CAMPOS, A.C. Rocha moutonnée de Salto, SP. Típico registro de abrasão glacial do Neopaleozóico. In: C. Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil. Brasília: Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos (SIGEP). 2002. p. 155-160.
ROCHA-CAMPOS, A.C. Varvito de Itu, SP - Registro clássico da glaciação neopaleozóica. In: Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil. 1. ed. Brasília: Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos (SIGEP), 2002. v. 01: 147-154. Disponível em: <http://www.unb.br/ig/sigep/sitio062/sitio062.pdf>. Acesso em: 25 nov 2008.
SIGEP. Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos. Disponível em: <http://sigep.cprm.gov.br>. Acesso em: 02 outubro 2014.
TEIXEIRA, W; TOLEDO, M. C. M; FAIRCHILD, T. R; TAIOLI; F. Decifrando a Terra. São Paulo-SP: Companhia Editora Nacional, 2000, p. 216-245.
VALE, José Misael Ferreira do. Geografia e poesia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 88, n. 219, 2007.
XAVIER, R. Poesia Rocha Moutonnée. 2010. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/poesias/2697202>. Acesso em: 13 fev 2013.
YAMAZAKI, Sérgio Choiti; YAMAZAKI, Regiani Magalhães de Oliveira. Sobre o uso de metodologias alternativas para ensino aprendizagem de ciências. Jornada de Educação da Grande Região de Dourados, v. 3, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


