AS DESIGUALDADES DO ESPAÇO HABITADO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETO INTEGRADOR
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v6-2015-80177Resumo
Estudar o processo de urbanização de um país como o Brasil é aprender a reconhecer como as desigualdades sociais históricas presentes em nossa economia materializam-se no espaço urbano e como definem-se em nossas cidades. O arranjo dos bairros no território, a infraestrutura oferecida e disponível, o sistema de transporte, a segurança pública, os serviços de saúde e educação, entre outros, são elementos que se tornam importantes fatores para a análise do processo de espacialização das desigualdades nas cidades brasileiras.Com base nessas ideias e no conteúdo que seria trabalhado em sala de aula, surgiu o projeto integrador “As desigualdades do espaço habitado”, realizado com duas turmas de segundo ano dos Cursos Técnicos em Informática e em Manutenção Automativa Integrados ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Bambuí.
Referências
CORRÊA, R. L. Trajetórias geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
DANDARA: enquanto morar for um privilégio, ocupar é um direito. Realização: Brigadas Populares, Rede de Solidariedade, Lamestiza Audiovisual. Co-realização: Casa Fora do Eixo Minas, Usina Hipermídia, Maria Objetiva, Coletivo Margarida Alves. Direção e roteiro: Carlos Pronzato. Direção de Produção: Cristiane Paulinelli. Edição: Kinho Santos. Direção de fotografia e câmara: Xeno Veloso. Belo Horizonte-MG, s. d. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FQ4zbXaZHGY>. Acessado em: 29/10/2014.
DIREITO DOS ESQUECIDOS: moradia na periferia. Produção: Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Brigada de Guerrilha Cultural do Acampamento Chico Mendes, Taboão da Serra-SP. Coord. geral: Fernando Mastrocolla e Nicolau Bruno. São Paulo, 2005. Dispinível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VRwQ_x8GNJ0>. Acessado em: 29/10/2014.
SANTOS, M. Pensando o espaço do homem. São Paulo: Edusp, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


