O BOM PROFESSOR DE GEOGRAFIA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v15-2024-79999

Author Biography

  • Gabrielle Bezerra da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

References

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Nível Socioeconômico (Inse). Brasília, 2023a. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais/nivel-socioeconomico>. Acesso em: 07 set. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. SAEB 2021 Indicador de Nível Socioeconômico do Saeb 2021 Nota Técnica. Brasília, 2023b. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/areas_de_atuacao/Indicadores_de_nivel_Nota_tenica_2021.pdf>. Acesso em: 07 set. 2023.

CACETE, Núria Hanglei. Formação do professor de Geografia: sobre práticas de ensino e estágio supervisionado. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 17, n. 2, p. 3-11, 2015. Disponível em: <https://rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/240>. Acesso em: 07 set. 2023.

MARTINS, Rosa; TONINI, Ivaine Maria. A importância do estágio supervisionado em Geografia na construção do saber/fazer docente. Geografia: Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 20, n. 3, p. 98-106, 2016. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/279140182.pdf>. Acesso em: 06 set. 2023.

NÓVOA, Antonio. Entrevista com Antonio Nóvoa para o Salto para o Futuro. TV Escola (MEC), 13 set. 2001. Disponível em: <https://www.ubuntunoticiasce.com.br/2015/02/entrevista-com-antonio-novoaparao.html>. Acesso em: 07 set. 2023.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2022.

Published

2025-10-09

Issue

Section

Relato de experiência

How to Cite

O BOM PROFESSOR DE GEOGRAFIA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 15, n. 29, p. 86–91, 2025. DOI: 10.14393/REG-v15-2024-79999. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/79999. Acesso em: 5 dec. 2025.