O PROFESSOR É, A PRIORI, RESPONSÁVEL PELA MOTIVAÇÃO DO ALUNO EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v6-2015-79847Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Metodologia, Motivação, AprendizagemResumo
O presente artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado em Educação e Ensino de Geografia, acontecida nos anos de 2013 e 2014. O objetivo geral da pesquisa esteve em identificar as metodologias utilizadas por professores no ensino da Geografia e investigar se e como essas metodologias podem contribuir para ampliar o interesse dos alunos pelos conteúdos geográficos. A delineação da pesquisa admitiu uma opção metodológica que privilegia os aspectos qualitativos. Buscamos subsídios na Teoria Histórico-Cultural e, como perspectiva didática, na Pedagogia Histórico-Crítica. A investigação se deu em escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental e Médio, localizadas em municípios do estado do Paraná. As escolas estão classificadas em modalidades distintas de educação, sendo uma na modalidade Educação do Campo e outra na modalidade comum de ensino. Os resultados, aqui apresentados, referem-se ao ano de 2013, primeira etapa da pesquisa, que está fragmentada em dois momentos. Como instrumentos de coleta de dados, fizemos uso de: observações, entrevistas informais, pesquisas bibliográficas. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras de Geografia e quatro turmas de 6º ano do Ensino Fundamental II. Ao final da pesquisa, concluímos que o professor e suas escolhas metodológicas são responsáveis pela mobilização e motivação do aluno para a aprendizagem dos conteúdos geográficos.
Referências
BRASIL: Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia (5ª a 8ª série). Brasília: Ed. do MEC/SEF, 1998. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf > acesso em 31 mar. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. LDB 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em . Acesso em 08 mar. 2015.
CALLAI, Helena Copetti. O ensino de Geografia: recortes espaciais para análise. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Org.). et. al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre /RS, Ed. UFRGS/Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2003.
CHANG, Man. Yu. Sistema Faxinal: Uma Forma de Organização Camponesa em Desagregação no Centro-Sul do Paraná. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 1988. Disponível em : <http://www.direito.mppr.mp.br/arquivos/File/Sistema_Faxinal_Manyu_Chang.pdf> Acesso em 14 jun.2014.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimento. Campinas: Papiros, 2010.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados. 1998.
FERNANDEZ, Alicia. O saber em jogo: a psicologia propiciando autorias de pensamento. Trad. Neuza Kern Hickel. Porto Alegre: Artmed, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 12. ed. São
Paulo: Paz e Terra, 1999.
GASPARIN, Uma didática para a pedagogia Histórico-Critica. 5ª edição. rev. 2. Reimpressão. Autores Associados. Campinas, São Paulo, 2012.
GIL, Antonio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 1994.
GODOY, Arilda Schimidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In:Revista de Administração de Empresas, São Paulo. v.35,n,2,p.57-63. 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rae/v35n2/a08v35n2.pdf Acesso em 08 jul.2014
KAERCHER, Nestor André. A Geografia é o nosso dia- a – dia. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. et. al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Ed. UFRGS/AGB. Porto Alegre. 4ª Edição, 2003.
KAERCHER, Nestor André. A Geografia escolar na prática docente: a utopia e os obstáculos epistemológicos da Geografia Crítica. (Tese de doutoramento). Universidade de São Paulo - USP. São Paulo, 2004. Disponível em: file:///C:/Users/WINDOWS%207/Downloads/NestorAndrekaercher.pdf. Acesso em: 09 set.2014.
__________. Pra viajar no cosmos não precisa gasolina: o ensino do Rio Grande do Sul na Geografia e as transformações espaciais. in VERDUM, Roberto; BASSO, Luís Alberto; SUERTEGARAY, Dirce. Rio Grande do Sul Paisagens e Territórios em Transformação. 1ª Ed. Porto Alegre. UFRGS, 2004.
KATUTA, A. M. A educação docente: (re)pensando as suas práticas e linguagens. Terra Livre – Geografia e Ensino, Presidente Prudente, v.1, n.28, p. 221 – 238, jan-jun, 2007.
LEITE, Sérgio Celani. Escola Rural: urbanização e políticas educacionais. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2002.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
MARTINEZ, Albertina Mitjáns. A criatividade como principio funcional da aula: limites e possibilidades. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.) Aula: Gênese, Dimensões, princípios e práticas. Campinas, SP: Papirus. (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico), 2008.
MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2001.
NÓVOA, Antonio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: __________. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009, p. 25-46. Disponível em :< http://www.etepb.com.br/arq_news/2012texto_professores_imagens_do_futuro_presente.pdf> Acesso em 08 jul.2014.
PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Geografia. Secretaria de Estado da Educação/ SEED/PR. 2008.
PERRENOUD, Philippe. Novas competências para Ensinar. Porto Alegre: Arte Médicas sul, 2000.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hangli. Para ensinar e aprender Geografia. 1ª Ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PUNTEL, Geovane Aparecida. Os mistérios de ensinar e aprender Geografia. In: REGO, Nelson (Org.) et. al. Geografia: Práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras aproximações. 7º ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.
SILVA, Gilcileide Rodrigues da. O ensino de Geografia na educação básica: os desafios do fazer geográfico no mundo contemporâneo. (Tese de doutoramento).Universidade de São Paulo- USP- Departamento de Geografia . São Paulo, 2010. Disponível em : . Acesso em: 08 set.2014.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis (RJ): Vozes, 2002.
ULHOA, Leonardo Moreira. Metodologia do ensino da Geografia em estabelecimentos escolares do Brasil e da França. Uberlândia/Paris (2002 – 2003). Dissertação de Mestrado. Uberlândia, MG. 2005.
VLACH, Vânia. Papel do ensino de Geografia na compreensão de problemas do mundo atual. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales.
Universidad de Barcelona. 2007. Disponível em: < http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-24563.htm> Acesso em 20 fev.2015
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. (Tese de doutoramento). Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. São Paulo. 1998.
__________. Organização didática da aula: um projeto colaborativo de ação imediata. In:VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Aula : Gênese, Dimensões, princípios e práticas.Campinas , SP: Papirus . (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico), 2008.
ZANATTA, Beatriz Aparecida. As referências teóricas da Geografia escolar e sua presença na investigação sobre as práticas de ensino. Educativa, Goiânia, v. 13, nº 2, p. 285-305, jul.-dez. 2010. Disponível em:<http://seer.ucg.br/index.php/educativa/article/viewFile/1419/935>. Acesso em: 12set.2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


