NOVAS TECNOLOGIAS COMO SUPORTE À MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO EM CAMPO: UM ESTUDO DE CASO COM OS ALUNOS DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CERES-UFRN
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v7-2016-79823Palavras-chave:
Tecnologias de Informação e Comunicação, M-Learning, Atividade de Campo, Práticas GeográficasResumo
A Geografia, principalmente a Geografia Física, vem se utilizando cada vez mais do uso de novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em seus estudos práticos, tanto para a execução de pesquisas aplicadas como para incrementar as práticas acadêmicas de ensino de campo. Desta forma, objetivou-se neste trabalho demonstrar as potencialidades do uso de microcomputadores portáteis (tablets) através de relatos de uma experiência de campo vivenciada pelos alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia do Centro de Ensino Superior do Seridó (Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Caicó/RN). A atividade de campo foi referente à disciplina Geografia do Rio Grande do Norte e percorreu diversos municípios do sertão ao litoral potiguar. Com os aplicativos previamente instalados nos tablets, como o Google Earth™, o GPS Status™, dentre outros, estes foram divididos entre grupos de até cinco alunos, ficando os mesmos responsáveis pela coleta dos dados, como coordenadas geográficas, fotografias, vídeos, etc. Constatou-se uma maior interação destes na atividade de campo. Os dados utilizados para a elaboração do relatório de campo foram coletados pelos próprios alunos, participando estes como agentes diretos na construção dos conhecimentos práticos de campo. Através dos relatórios de campo entregues pelos alunos posteriormente, percebeu-se uma melhoria significativa no grau de fixação dos conteúdos abordados em campo. Conclui-se, portanto, que o uso de novas tecnologias trouxe resultados positivos e foi executada sem muitas dificuldades, resultando assim na melhoria da qualidade de ensino prático de campo.
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