O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78647Palabras clave:
Estágio, Ensino, Educação de Jovens e AdultosResumen
O referido trabalho teve como relevância oportunizar ao estagiário do 8º período de Geografia do Campus Avançado professora Maria Elisa de Albuquerque Maia/CAMEAM, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN, uma reflexão acerca do estágio supervisionado em uma escola pública localizada no Município de Pau dos Ferros/RN. No Estágio, desenvolvemos atividades lúdicas, criativas, dinâmicas e oficinas numa perspectiva de diferenciar das atividades que são trabalhadas no cotidiano escolar e ainda mobilizar nos alunos o interesse à participação nas aulas no decorrer do período do estágio. Neste sentido, nos espelhamos em teóricos como: Antunes (2012), Libâneo (2008), Pimenta (2008), Kimura (2010) entre outros. Para nossa reflexão sobre a importância do Estágio, realizamos entrevistas com a professora de Geografia da EJA e com o supervisor pedagógico da escola. Assim, nosso trabalho nos evidenciou uma reflexão acerca do estágio no contexto escolar, o qual nos mostrou a realidade de ensino principalmente dos educandos da EJA onde grande parte são trabalhadores, com passagem fracassada pelo sistema regular de ensino e ainda com o sentimento de auto responsabilização por tal fracasso.
Referencias
ANTUNES, Celso. Geografia para a Educação de Jovens e Adultos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
FREIRE, Paulo. A concepção “bancária” da educação como instrumento de opressão. Seus pressupostos suas criticas. In: ______. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. p. 33-42.
KAERCHER, N. A. Geografia Escolar: Gigante de pés de barro comendo pastel de vento num Fast Food? Terra Livre, Presidente Prudente, ano 23, v 1, n. 28, p. 27-44, 2007.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2008. (Coleção Magistério. Serie Formação de professor).
MACIA, Helena Aparecida; KATUTA, Ângela Massumi. A geografia da vida na escola: os saberes geográficos dos alunos trabalhadores. In: ANTONELLO, Ideni Terezinha. (org.). Múltiplas Geografias: ensino-pesquisa-reflexão. V. II. Londrina: Edições Humanidades, 2005, p.129-154.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2005/2006.
______; _______. O estágio e a formação inicial e contínua de professores. In: ______; ______. Estágio e docência. 3ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2008. (Coleção docência em formação. Série saberes pedagógicos).
______ (Org.). Saberes Pedagógicos e atividade docente. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
RESENDE, Márcia Spyer. A geografia do aluno trabalhador: caminhos para uma prática de ensino. São Paulo: Loyola, 1986.
SANTOS, Enio José Serra dos. Educação geográfica de jovens e adultos trabalhadores: concepções, políticas e propostas curriculares. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói-RJ. 2008.
SELBACH, S. (Sup.). Uma crônica para se pensar o ensino de Geografia. In: SELBACH, S. et al. Geografia e didática. Petrópolis-RJ: Vozes, 2010. (Coleção Como Bem Ensinar. Coordenação Celso Antunes).
SOUSA NETO, Manoel Fernandes de. Aula de Geografia e algumas crônicas. 2ª edição. Campina Grande: Bagagem, 2008.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


