O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA

Autores/as

  • Geralda Maria de Bem Rede Municipal de Ensino de Pau dos Ferros – RN
  • Thiago Roniere Rebouças Tavares Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78647

Palabras clave:

Estágio, Ensino, Educação de Jovens e Adultos

Resumen

O referido trabalho teve como relevância oportunizar ao estagiário do 8º período de Geografia do Campus Avançado professora Maria Elisa de Albuquerque Maia/CAMEAM, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN, uma reflexão acerca do estágio supervisionado em uma escola pública localizada no Município de Pau dos Ferros/RN. No Estágio, desenvolvemos atividades lúdicas, criativas, dinâmicas e oficinas numa perspectiva de diferenciar das atividades que são trabalhadas no cotidiano escolar e ainda mobilizar nos alunos o interesse à participação nas aulas no decorrer do período do estágio. Neste sentido, nos espelhamos em teóricos como: Antunes (2012), Libâneo (2008), Pimenta (2008), Kimura (2010) entre outros. Para nossa reflexão sobre a importância do Estágio, realizamos entrevistas com a professora de Geografia da EJA e com o supervisor pedagógico da escola. Assim, nosso trabalho nos evidenciou uma reflexão acerca do estágio no contexto escolar, o qual nos mostrou a realidade de ensino principalmente dos educandos da EJA onde grande parte são trabalhadores, com passagem fracassada pelo sistema regular de ensino e ainda com o sentimento de auto responsabilização por tal fracasso.

Biografía del autor/a

  • Geralda Maria de Bem, Rede Municipal de Ensino de Pau dos Ferros – RN

    Profa. Ma. da Rede Municipal de Ensino de Pau dos Ferros – RN

  • Thiago Roniere Rebouças Tavares, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor substituto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

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Publicado

2017-08-27

Número

Sección

Relato de experiência

Cómo citar

O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 14, p. 214–228, 2017. DOI: 10.14393/REG-v8-2017-78647. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/78647. Acesso em: 6 dec. 2025.