A CONTRIBUIÇÃO DO CINEMA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PROJETO DE EXTENSÃO CINE URBANO

Autores

  • Gilselia Lemos Moreira Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78646

Palavras-chave:

Cinema, Geografia, Espaço urbano, Ensino

Resumo

O ponto de partida deste relato é a contribuição do cinema nas aulas de geografia, mais especificamente de geografia urbana. A partir daí, procura-se realizar uma abordagem do fenômeno urbano, adotando uma leitura crítica do processo de produção do espaço. Em seguida, o relato expõe a experiência do projeto de extensão Cine Urbano. Trata-se de oficinas de cinema seguidas de debates conduzidos por um professor convidado, visando o aprofundamento dos temas relacionados à questão urbana. O texto busca mostrar que o filme é recurso que pode auxiliar na produção do conhecimento crítico, no qual o aluno se identifique como sujeito do processo de produção do espaço urbano, a partir da sua própria realidade. Finalmente apresenta-se o projeto de extensão Cine Urbano, cujo objetivo é promover o debate em torno da questão urbana, além de propor a dinamização e enriquecimento das aulas de geografia, cujos conteúdos se relacionem ao urbano e à cidade. Esta atividade é realizada de forma integrada às atividades do Geourbano, grupo de leitura dedicado a compreender o espaço urbano produzido sob a égide do modelo de produção capitalista. A experiência com o Cine Urbano nos permite afirmar que o cinema pode auxiliar o professor nas suas aulas a construir com os seus alunos uma interpretação crítica do urbano no mundo contemporâneo.

Biografia do Autor

  • Gilselia Lemos Moreira, Universidade Estadual de Santa Cruz

    Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Doutora em Geografia Humana. Atua nas áreas de Ensino e Geografia Urbana.

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Publicado

27-08-2017

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

A CONTRIBUIÇÃO DO CINEMA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PROJETO DE EXTENSÃO CINE URBANO. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 14, p. 200–213, 2017. DOI: 10.14393/REG-v8-2017-78646. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/78646. Acesso em: 6 dez. 2025.