A CONTRIBUIÇÃO DO CINEMA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PROJETO DE EXTENSÃO CINE URBANO
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78646Palavras-chave:
Cinema, Geografia, Espaço urbano, EnsinoResumo
O ponto de partida deste relato é a contribuição do cinema nas aulas de geografia, mais especificamente de geografia urbana. A partir daí, procura-se realizar uma abordagem do fenômeno urbano, adotando uma leitura crítica do processo de produção do espaço. Em seguida, o relato expõe a experiência do projeto de extensão Cine Urbano. Trata-se de oficinas de cinema seguidas de debates conduzidos por um professor convidado, visando o aprofundamento dos temas relacionados à questão urbana. O texto busca mostrar que o filme é recurso que pode auxiliar na produção do conhecimento crítico, no qual o aluno se identifique como sujeito do processo de produção do espaço urbano, a partir da sua própria realidade. Finalmente apresenta-se o projeto de extensão Cine Urbano, cujo objetivo é promover o debate em torno da questão urbana, além de propor a dinamização e enriquecimento das aulas de geografia, cujos conteúdos se relacionem ao urbano e à cidade. Esta atividade é realizada de forma integrada às atividades do Geourbano, grupo de leitura dedicado a compreender o espaço urbano produzido sob a égide do modelo de produção capitalista. A experiência com o Cine Urbano nos permite afirmar que o cinema pode auxiliar o professor nas suas aulas a construir com os seus alunos uma interpretação crítica do urbano no mundo contemporâneo.
Referências
ARANTES, Otília Beatriz Fiori. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. Crise urbana. In: CARLOS, A. F. A. (Org.). A reprodução do espaço urbano como momento da acumulação capitalista. São Paulo: Contexto, 2015. p. 25-53.
_________ A cidade. São Paulo: Contexto, 1997a.
__________. Espaço e Indústria. São Paulo: Contexto, 1997b.
__________. A condição espacial. São Paulo: Contexto, 2011.
__________. A produção do espaço urbano. São Paulo: Contexto, 2013. p. 41-51
CAMPOS, Rui Ribeiro de. Cinema, geografia e sala de aula. Estudos Geográficos, Rio Claro, 4(1): 1-22, Jun. – 2006. Disponível em: . Acesso em 26 dez. 2016.
CORRÊA, Roberto Lobato. Sobre Agentes sociais, escala e produção do espaço: um texto para discussão. In: CARLOS, A. F. A. ; SOUZA, M. L. ; SPOSITO, M. E. B. (Orgs.). A produção do espaço urbano. São Paulo: Contexto, 2013. p.41-51.
_________. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1996
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Traducción de José Luis Pardo - Madrid. Revista Observaciones Filosóficas. São Paulo. Contraponto: 1967. Disponível em: <http://www.observacionesfilosoficas.net/download/sociedadDebord.pdf>. Acesso 29 dez 2016.
LEFEBVRE, Henry. O direito à Cidade. Tradução Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2001.
LENCIONI, Sandra. Observações sobre o conceito de cidade e urbano. GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, nº 24, pp. 109 - 123, 2008.
MARICATO, Ermínia. Para entender a crise urbana. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2015.112p.
RESENDE, Márcia M. Spyer. O saber do aluno e o ensino de Geografia. (In: VESENTINI, J.). W. (Org.) Geografia e ensino: Textos críticos/ José Wiliam Vesentini (org.). 4 ed. Campinas, SP: Papirus, 1995.
RODRIGUES, Arlete Moysés. Moradia nas cidades brasileiras. São Paulo: Contexto, 1997.
ROCHA, Lurdes Bertol. A região cacaueira da Bahia – dos coronéis à vassoura-de-bruxa: saga, percepção, representação. Ilhéus. BA: Editus, 2008. 255p.
ROLNIK, Raquel. O que é cidade. São Paulo, Brasiliense, 1988.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


