EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS POSSIBILIDADES INTERPRETATIVAS DO RIO PERIÁ EM PRIMEIRA CRUZ/MA POR MEIO DE MAPAS MENTAIS

Autores/as

  • Tânia Rodrigues Salles Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Carlos Roberto Bernardes de Souza Júnior Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v15-2024-78356

Palabras clave:

Educação ambiental, Mapas Mentais, Rio Periá

Resumen

A presente pesquisa objetivou entender as possiblidades interpretativas do Rio Periá em Primeira Cruz/MA para a educação ambiental por meio dos mapas mentais. Essa atividade foi realizada na escola Municipal Leôncio Rodrigues do município de Primeira Cruz/MA, com alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental. Os mapas mentais desempenham um papel significativo na interpretação geográfica de um lugar, pois representam nossa compreensão subjetiva e individual do ambiente em que vivemos. Foram selecionados alguns mapas mentais confeccionados pelos alunos para a análise, de forma a colaborar para organizar informações, entender padrões espaciais e tomar decisões com base em raciocínios espaciais. Realizaram-se visitas in loco na área de estudo, entrevistas com pais e vizinhos, exposição de fotografias antigas e atuais, para complementação das ideias expressas nos desenhos. Ao aplicar essa abordagem ao Rio Periá, pôde-se identificar como os discentes entendem as causas e os impactos causados à orla da cidade em virtude das marés influenciando o rio, bem como as soluções possíveis para mitigar esses problemas. Além disso, propiciou uma compreensão mais profunda dos elementos naturais e culturais associados ao rio, como a biodiversidade local, as atividades de ingestão e as tradições das comunidades ribeirinhas.

Biografía del autor/a

  • Tânia Rodrigues Salles, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

    Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

  • Carlos Roberto Bernardes de Souza Júnior, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

    Prof. Colaborador da Universidade Estadual de Maringá e Prof. Formador em ensino à distância da Universidade Estadual do Maranhão. Doutor em Geografia (PPGeo-UFG), Mestre em Geografia (PPGeo-UFG), Graduado em Geografia (IG-UFU). 

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Publicado

2025-05-30

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS POSSIBILIDADES INTERPRETATIVAS DO RIO PERIÁ EM PRIMEIRA CRUZ/MA POR MEIO DE MAPAS MENTAIS. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 15, n. 28, p. 77–107, 2025. DOI: 10.14393/REG-v15-2024-78356. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/78356. Acesso em: 24 dec. 2025.