HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA EM ESCOLA AGRÍCOLA DE PORTO NACIONAL-TO

Autores

  • Genilza Paiva da Silva Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Núbia Nogueira do Nascimento Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Geografia, Ensino, Histórias em quadrinhos

Resumo

Apresentamos neste trabalho as histórias em quadrinhos desenvolvidas pelos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Família Agrícola, município de Porto Nacional, Tocantins. Tem por objetivo analisar o uso das histórias em quadrinhos na disciplina de Geografia como proposta metodológica a partir do conhecimento das formas de linguagem para a construção de Histórias em Quadrinhos (HQs). A metodologia para a investigação pautou-se em levantamento bibliográfico sobre a temática como também na elaboração de oficinas juntamente com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental da Escola Família Agrícola para a realização dos trabalhos. A utilização das histórias em quadrinhos para o ensino de Geografia torna-se bastante oportuna, já que trabalham com o texto e a imagem ao mesmo tempo e podem ser complementadas com diferentes ferramentas. Além da criatividade em utilizar os quadrinhos para auxiliar na aprendizagem é possível a realização de trabalho com caráter interdisciplinar.

Biografia do Autor

  • Genilza Paiva da Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Graduada em Geografia, habilitação licenciatura, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional.

  • Núbia Nogueira do Nascimento, Universidade de Brasília (UnB)

    Doutoranda em Geografia, Universidade de Brasília (UnB); mestre em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Referências

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Espaço geográfico, escola e os seus arredores: descobertas e aprendizagens. In: CALLAI, Helena Copeti et al. (Org.). Educação geográfica: reflexão e prática. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2011. 320p. (Coleção ciências sociais).

COSTELLA, Roselane Zordan; REGO, Nelson. Em que momento o aluno aprende Geografia. In: REGO, Nelson et. al. (Org.). Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Penso, 2011, p. 104-118.

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA (EFA). Pedagogia da Alternância. Porto Nacional-TO, 2016. Disponível em: < http://efaportonacional.com.br/>. Acesso em: 5 out. 2018.

RAMA, Angela. Os quadrinhos no ensino de geografia. In: RAMA, Angela et. al. (Org.). Como usar histórias em quadrinhos na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2009, p. 87-104.

VERGUEIRO, Waldomiro. Uso das HQs no ensino. In: RAMA, Angela et. al. (Org.). Como usar histórias em quadrinhos na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2009, p. 7-29.

Downloads

Publicado

15-04-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA EM ESCOLA AGRÍCOLA DE PORTO NACIONAL-TO. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 17, p. 74–88, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76784. Acesso em: 12 maio. 2025.