ANÁLISE DA DESIGUALDADE SOCIAL POR MEIO DA PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE PATOS-PB

Autores

  • Antonio Izidro Sobrinho Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • José Ronaldo de Lima Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
  • Jemima Silvestre da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Palavras-chave:

Aluno pesquisador, Ensino de Geografia, Princípio educativo

Resumo

As formas como se estabelecem as relações entre professor e aluno na busca por um processo de ensino-aprendizagem eficaz vêm sendo transformadas acompanhando as exigências e as mudanças do cenário educacional brasileiro. Na Geografia tais mudanças são presentes por se tratar de uma ciência cujo objeto de estudo – o espaço geográfico – é constantemente alterado, neste sentido, na qualidade de disciplina escolar já passou por diversas transformações que têm reflexos no ambiente escolar. Esta pesquisa busca analisar como o ensino de Geografia pode tornar o aluno produtor do conhecimento e não mero espectador e copiador do que já está posto nos livros didáticos. Os alunos foram orientados a produzirem seus próprios conhecimentos tendo como tema principal a desigualdade social na cidade de Patos – PB por meio de pesquisas que têm o princípio educativo (DEMO, 2009) e da realização de projetos didáticos (BEHRENS; JOSÉ, 2001). A participação dos alunos como sujeitos ativos visa contribuir para uma formação cada vez mais sólida voltada, sobretudo, para a cidadania, uma vez que este se torna um sujeito crítico, pois precisará questionar os fenômenos e como eles ocorrem no espaço em que habitam. Utilizou-se uma pesquisa bibliográfica para fundamentação deste estudo, bem como, a utilização de uma pesquisa-ação em que foram propostas atividades de pesquisas para alunos do 9º ano de uma escola pública do município de Patos, sertão paraibano. Por meio desta, percebeu-se que os alunos demonstraram maior curiosidade e interesse quando se colocaram na função de pesquisadores a partir das descobertas realizadas in loco.

Biografia do Autor

  • Antonio Izidro Sobrinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Mestrando em Geografia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - CERES/CAICÓ.

  • José Ronaldo de Lima, Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

    Professor Mestre em Ciências Florestais no Instituto Federal da Paraíba – IFPB, campus Patos-PB.

  • Jemima Silvestre da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Mestranda em Geografia na UFRN - CERES/CAICÓ.

Referências

BARBOSA, Túlio; AZEVEDO, José Roberto Nunes de. Contribuições marxistas para pensarmos o ensino de

geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia. Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 52-73, jul./dez., 2011.

BEHRENS, Marilda Aparecida; JOSÉ, Eliane Mara Age. Aprendizagem por projetos e os contratos didáticos. Revista Diálogo Educacional - v. 2 - n.3 - p. 77-96 - jan./jun. 2001.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 156 p.

CALLAI, H. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 18. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2001.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. – São Paulo: Atlas, 2010.

LUCKESI, Cipriano Carlos Filosofia da educação. Coleção magistério 2ºgrau. Série formação do professor. 21 Ed. São Paulo: Cortez, 1993, p.109-120.

PONTUSHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo: Globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

VASCONCELLOS, Celso S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2004 a.

VLACH, Vânia Rubia Farias. Cidadania, democracia, escola, ensino de Geografia: elementos para um debate. In.: COSTA, Ademir Araújo de; LOCATEL, Celso. (Re)pensando o território e a cidadania: desafios da geografia no Rio Grande o Norte. Natal: EDUFRN, 2013. p. 245-255.

Downloads

Publicado

15-04-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ANÁLISE DA DESIGUALDADE SOCIAL POR MEIO DA PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE PATOS-PB. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 17, p. 46–58, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76782. Acesso em: 12 maio. 2025.