ANÁLISE DA DESIGUALDADE SOCIAL POR MEIO DA PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE PATOS-PB
Palavras-chave:
Aluno pesquisador, Ensino de Geografia, Princípio educativoResumo
As formas como se estabelecem as relações entre professor e aluno na busca por um processo de ensino-aprendizagem eficaz vêm sendo transformadas acompanhando as exigências e as mudanças do cenário educacional brasileiro. Na Geografia tais mudanças são presentes por se tratar de uma ciência cujo objeto de estudo – o espaço geográfico – é constantemente alterado, neste sentido, na qualidade de disciplina escolar já passou por diversas transformações que têm reflexos no ambiente escolar. Esta pesquisa busca analisar como o ensino de Geografia pode tornar o aluno produtor do conhecimento e não mero espectador e copiador do que já está posto nos livros didáticos. Os alunos foram orientados a produzirem seus próprios conhecimentos tendo como tema principal a desigualdade social na cidade de Patos – PB por meio de pesquisas que têm o princípio educativo (DEMO, 2009) e da realização de projetos didáticos (BEHRENS; JOSÉ, 2001). A participação dos alunos como sujeitos ativos visa contribuir para uma formação cada vez mais sólida voltada, sobretudo, para a cidadania, uma vez que este se torna um sujeito crítico, pois precisará questionar os fenômenos e como eles ocorrem no espaço em que habitam. Utilizou-se uma pesquisa bibliográfica para fundamentação deste estudo, bem como, a utilização de uma pesquisa-ação em que foram propostas atividades de pesquisas para alunos do 9º ano de uma escola pública do município de Patos, sertão paraibano. Por meio desta, percebeu-se que os alunos demonstraram maior curiosidade e interesse quando se colocaram na função de pesquisadores a partir das descobertas realizadas in loco.
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