O TESTAMENTO BIOGEOGRÁFICO DO PAU BRASIL: ATIVIDADE LABORATÓRIO DE ENSINO EM GEOGRAFIA

Autores

  • Aldeíze Bonifácio da Silva

Biografia do Autor

  • Aldeíze Bonifácio da Silva

    Graduada e mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Metodologia do Ensino em Geografia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER).

Referências

ABREU, M. A. A apropriação do território no Brasil colonial. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Exploração geográfica: percursos no fim do século. Rio de Janeiro: Bertland Brasil, 1997, p. 197-246.

AUMONT, J. A imagem. São Paulo: Papirus, 1993.

BATISTA, M. R. S. Geografia, música e educação. In:_______. O estudo da geografia e suas linguagens. 2018, p. 2-16.

CNCFlora. Caesalpinia echinata. Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2. Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Caesalpiniaechinata>. Acesso em: outubro de 2019.

MASETTO, M. Atividades pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões e sugestões. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. (Org.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2002.

MORAES, A. C. R. Geografia da instalação portuguesa no Brasil. In:_______. Bases da formação territorial do Brasil: o território colonial brasileiro no ‘‘longo’’ século XVI. São Paulo: Hucitec, 2000, p. 284-314.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

_________. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015, p. 99- 136.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

ROCHA, Y. T. Distribuição geográfica e época de florescimento do pau-brasil. Revista do Departamento de Geografia, n. 20, p. 23-36, 2010.

SERRES, M. Polegarzinha: uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

STEFANELLO, A. C. Didática e avaliação da aprendizagem no ensino de Geografia. Curitiba: Ibpex, 2009.

SUHR, I. Teorias do conhecimento pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2011.

Downloads

Publicado

10-09-2021

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

O TESTAMENTO BIOGEOGRÁFICO DO PAU BRASIL: ATIVIDADE LABORATÓRIO DE ENSINO EM GEOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 22, p. 287–295, 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76703. Acesso em: 2 abr. 2025.