DE POUSO À REGIÃO METROPOLITANA: POTENCIALIDADES DA PRÁTICA DOCENTE INTERDISCIPLINAR NO ESTUDO DA CIDADE
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v12-2021-76696Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Projeto de ensino, Prática pedagógicaResumo
A reflexão e a compreensão da cidade são condições fundamentais para a construção da cidadania e a construção de conhecimentos significativos com os alunos exige da prática pedagógica a superação do trabalho com saberes fragmentados e descontextualizados, promovendo a autonomia dos alunos como sujeitos de conhecimentos. Esses são pressupostos de um projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática no estudo da cidade e desenvolvido por docentes e alunos do 7o ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Campinas-SP. A metodologia do projeto de ensino baseou-se em etapas de problematização, sistematização e síntese, com atividades e estratégias didáticas diversificadas, envolvendo pesquisa e organização de um livro com as produções dos alunos. A partir dessas produções e dos relatos dos alunos, os resultados apontam a importância da pesquisa na prática com os alunos para que estes se formem como sujeitos da apropriação e da produção de conhecimentos atuando com base em uma proposta investigativa da realidade.
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