DE POUSO À REGIÃO METROPOLITANA: POTENCIALIDADES DA PRÁTICA DOCENTE INTERDISCIPLINAR NO ESTUDO DA CIDADE

Autores

  • Viviane Lousada Cracel Secretaria Municipal de Educação de Campinas
  • Glaucia Regina Damiani Passos Camargo Secretaria Municipal de Educação de Campinas
  • Lúcia Helena Caldas Secretaria Municipal de Educação de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v12-2021-76696

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Projeto de ensino, Prática pedagógica

Resumo

A reflexão e a compreensão da cidade são condições fundamentais para a construção da cidadania e a construção de conhecimentos significativos com os alunos exige da prática pedagógica a superação do trabalho com saberes fragmentados e descontextualizados, promovendo a autonomia dos alunos como sujeitos de conhecimentos. Esses são pressupostos de um projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática no estudo da cidade e desenvolvido por docentes e alunos do 7o ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Campinas-SP. A metodologia do projeto de ensino baseou-se em etapas de problematização, sistematização e síntese, com atividades e estratégias didáticas diversificadas, envolvendo pesquisa e organização de um livro com as produções dos alunos. A partir dessas produções e dos relatos dos alunos, os resultados apontam a importância da pesquisa na prática com os alunos para que estes se formem como sujeitos da apropriação e da produção de conhecimentos atuando com base em uma proposta investigativa da realidade.

Biografia do Autor

  • Viviane Lousada Cracel, Secretaria Municipal de Educação de Campinas

    Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Professora de Geografia da Rede Municipal de Ensino de Campinas/SP

  • Glaucia Regina Damiani Passos Camargo, Secretaria Municipal de Educação de Campinas

    Graduada em Letras pelas Faculdades Integradas Maria Imaculada; Professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino de Campinas/SP

  • Lúcia Helena Caldas, Secretaria Municipal de Educação de Campinas

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP); Professora de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Campinas/SP

Referências

CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

______. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Caderno CEDES, Campinas, v. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 3 ed. Campinas: Papirus, 1998. 192p.

______. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de Geografia. Caderno Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 187-207, maio/ago. 2005.

______. A metrópole no ensino de Geografia: o que/para que/para quem ensinar? In: PAULA, Flávia Maria de Assis; CAVALCANTI, Lana de Souza; SOUZA, Vanilton Camilo. Ensino de Geografia e metrópole. 1 ed. Goiânia, GO, América, 2014.

GUEDES, Paulo Coimbra; SOUZA, Jane Mari (org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 1998.

LOTAN, Rachel A. Elaborando atividades de aprendizagem adequadas ao trabalho em grupo. In: COHEN, Elizabeth G.; LOTAN, Rachel A. Planejando o trabalho em grupo: estratégias para salas de aula heterogêneas. 3 ed. Porto Alegre: Penso, 2017. p. 79-89.

MASSEY, Doreen B. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009. 314p.

PESSOA, Ângelo Emílio da Silva (org.). Conhecer Campinas numa perspectiva histórica. Campinas: Secretaria Municipal de Educação, 2004.

Downloads

Publicado

10-09-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DE POUSO À REGIÃO METROPOLITANA: POTENCIALIDADES DA PRÁTICA DOCENTE INTERDISCIPLINAR NO ESTUDO DA CIDADE. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 22, p. 234–247, 2021. DOI: 10.14393/REG-v12-2021-76696. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76696. Acesso em: 26 dez. 2025.