O ESPAÇO GEOGRÁFICO ESCOLAR NA PRÁTICA EDUCATIVA DO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Évelyn Freire da Silva Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Janete Regina de Oliveira Universidade Federal de Viçosa (UFV) https://orcid.org/0000-0003-3623-096X

Palavras-chave:

Espaço geográfico escolar, Geografia Escolar, Aprendizagem significativa

Resumo

O espaço geográfico escolar pode ser considerado um importante instrumento na realização do processo ensino aprendizagem da Geografia, logrando uma aprendizagem significativa através da utilização do mesmo na prática educativa. Compreendendo que aprendizagem significativa da Geografia perpassa pela inserção dos conteúdos científicos na realidade vivida pelos alunos, tendo como pressuposto os saberes preexistentes de cada um e que a construção de conhecimentos ocorre coletivamente a partir da mediação do professor, a pesquisa teve como objetivo compreender as potencialidades do uso do espaço geográfico escolar para o ensino de Geografia, buscando demonstrar como sua utilização pode possibilitar a aprendizagem significativa da disciplina. O trabalho constituiu-se de uma pesquisa exploratória sobre a Geografia Escolar e da utilização do espaço geográfico como facilitador para aprendizagem significativa da Geografia, sob a abordagem da pesquisa participante junto a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Foram realizadas duas aulas com uma turma de escola da rede pública de Viçosa-MG, uma no interior da sala de aula e outra utilizando espaços disponíveis na escola. Assim, o estudo foi realizado a partir do referencial teórico utilizado acerca do tema da pesquisa e a prática realizada em uma turma do ensino básico, o que tornou possível a análise a partir do método comparativo através da observação entre as duas aulas ministradas. Pode-se compreender que a utilização do espaço geográfico escolar de fato pode possibilitar e potencializar a aprendizagem significativa da Geografia, pois insere a realidade e o contexto do aluno no ensino, concretizando a condição fundamental da aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

  • Évelyn Freire da Silva, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

    Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Viçosa-MG

  • Janete Regina de Oliveira, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

    Doutora em Geografia, Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa-MG

Referências

AUSUBEL, D; NOVAK, J; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Tradução: Eva Nick et al. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1980.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Parte IV – Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental – Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, 20 de dezembro de 1996.

CALLAI, H. A Geografia Escolar – e os conteúdos da Geografia. Revista Anekumene, n. 1, p. 128-139, 2011.

CAVALCANTI, L. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. Seminário Nacional: Currículo em Movimento, I. Perspectivas Atuais. Anais... Belo Horizonte, 2010.

CAVALCANTI, L. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de Geografia. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 185-207, maio/ago. 2005.

CAVALCANTI, L. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 4. ed. Campinas: Papirus Editora, 2003.

CORRÊA, R. L. Espaço: um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO, A. E; GOMES, P. C. C; CORRÊA, R. L. (Org.). Geografia: conceitos e temas. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

DAYRELL, J. A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, J. (Org.). Múltiplos Olhares sobre Educação e Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

GIROTTO, E. D. Dos PNCs À BNCC: o ensino de geografia sob o domínio neoliberal. Geo UERJ, n. 30, p. 419-439, 2017.

GURGEL, T; SILVA, C. Geografia Acadêmica e Geografia Escolar: entorno de uma aproximação teórico-conceitual. Congresso Nacional de Educação – CONEDU, III. Anais... Natal-RN, 2016.

LANDIM NETO, F; BARBOSA, M. O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na Geografia escolar. Geosaberes, v. 1, n. 2, p. 160-179, dez. 2010.

MARCONI, M; LAKATOS, E. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MENEZES, V. A historiografia da Geografia acadêmica e escolar: uma relação de encontros e desencontros. Geographia Meridionalis, v. 1, n. 2, p. 343-362, jul/dez. 2015.

MOREIRA, M. Negociação de significados e aprendizagem significativa. Revista Ensino, Saúde e Ambiente, v. 1, n. 2, p. 2-13, dez. 2008.

PÁDUA, E. O trabalho monográfico como iniciação à pesquisa científica. In: CARVALHO, M. (Org.). Construindo o saber: Metodologia científica: fundamentos e técnicas. 5. ed. Campinas: Papirus, 1995.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. 5. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

SEVERINO, A. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.

SILVA, A. Geografia do espaço escolar: jovem-aluno, práticas espaciais e aprendizagem geográfica. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2016.

STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2008.

TAVARES, R. Aprendizagem significativa. Conceitos, n. 55, p. 56-60, jun. 2014.

VESENTINI, J. O método e a práxis (notas polêmicas sobre geografia tradicional e geografia crítica). Terra Livre, São Paulo: AGB, n. 2, 1987.

VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

10-09-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O ESPAÇO GEOGRÁFICO ESCOLAR NA PRÁTICA EDUCATIVA DO ENSINO BÁSICO. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 22, p. 203–225, 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76694. Acesso em: 8 abr. 2025.