A TEORIA E A PRÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA ESCOLAR: ENSAIOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MANAUS-AM

Authors

  • Marcos Almir Almeida de Souza Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Keywords:

Práxis, Geografia, Lazer Ambiental, Aprendizagem

Abstract

O processo de ensino e aprendizagem na Geografia escolar necessita, cada vez mais, de meios que permitam a harmonia entre teoria e prática nas análises espaciais, a partir de questionamentos referentes aos problemas da realidade vivida e sobre como os estudantes, enquanto agentes sociais, podem contribuir para ações efetivas em sua comunidade. O principal objetivo desta pesquisa é compreender as relações teóricas e práticas no processo de aprendizagem na Geografia escolar, tomando como ponto de partida as experiências decorrentes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para examinar sistematicamente a práxis, ou seja, a união dialética entre teoria e prática, aplicou-se um projeto que suscitou dados convenientes à pesquisa, além da elaboração de um questionário que situou as opiniões dos estudantes sobre as mudanças adequadas para a Geografia escolar. No decorrer do trabalho surgiram inúmeras reflexões que forneceram informações para uma leitura da realidade social e educacional na Escola Municipal Raul de Queiroz Menezes Veiga, Manaus, Amazonas.

Author Biography

  • Marcos Almir Almeida de Souza, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

    Graduando em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil

References

FERNANDES, Sabrina. Pedagogia crítica como práxis marxista humanista: perspectivas sobre solidariedade, opressão, e revolução. Educação & Sociedade, Campinas, v. 37, n. 135, p. 481-496, abr./jun. 2016.

FREIRE, Paulo. A Importância do ato de Ler. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989.

FREIRE, P. Pedagogy of the Oppressed. New York: The Seabury Press, 1970.

MONTENEGRO, Jacicleide Gomes da Silva; SILVA FILHO, Antônio Pereira Cardoso. A Geografia escolar na percepção dos alunos de uma escola pública em Campina Grande-PB: algumas contribuições metodológicas para o ensino da Geografia. Geotemas, Pau dos Ferros-RN, v. 8, n. 1, p. 77-98, jan../jun. 2018.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução: Eloá Jacobina. 8a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

OLIVEIRA,Christian Dennys Monteiro; ASSIS, Raimundo Jucier Sousa. Travessias da aula em campo na geografia escolar: a necessidade convertida para além da fábula. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 195-209, jan./abr. 2009.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 94, p. 58-73, ago. 1995.

PACHECO, Willyan Ramon de Souza; BARBOSA, João Paulo da Silva; FERNANDES, Dorgival Gonçalves. A relação teoria e prática no processo de formação docente. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, n. 2, suplementar, p. 332- 340, set. de 2017.

Published

2020-02-12

Issue

Section

Relato de experiência

How to Cite

A TEORIA E A PRÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA ESCOLAR: ENSAIOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MANAUS-AM. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 21, p. 211–223, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76682. Acesso em: 2 apr. 2025.