A TEORIA E A PRÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA ESCOLAR: ENSAIOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MANAUS-AM
Keywords:
Práxis, Geografia, Lazer Ambiental, AprendizagemAbstract
O processo de ensino e aprendizagem na Geografia escolar necessita, cada vez mais, de meios que permitam a harmonia entre teoria e prática nas análises espaciais, a partir de questionamentos referentes aos problemas da realidade vivida e sobre como os estudantes, enquanto agentes sociais, podem contribuir para ações efetivas em sua comunidade. O principal objetivo desta pesquisa é compreender as relações teóricas e práticas no processo de aprendizagem na Geografia escolar, tomando como ponto de partida as experiências decorrentes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para examinar sistematicamente a práxis, ou seja, a união dialética entre teoria e prática, aplicou-se um projeto que suscitou dados convenientes à pesquisa, além da elaboração de um questionário que situou as opiniões dos estudantes sobre as mudanças adequadas para a Geografia escolar. No decorrer do trabalho surgiram inúmeras reflexões que forneceram informações para uma leitura da realidade social e educacional na Escola Municipal Raul de Queiroz Menezes Veiga, Manaus, Amazonas.
References
FERNANDES, Sabrina. Pedagogia crítica como práxis marxista humanista: perspectivas sobre solidariedade, opressão, e revolução. Educação & Sociedade, Campinas, v. 37, n. 135, p. 481-496, abr./jun. 2016.
FREIRE, Paulo. A Importância do ato de Ler. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989.
FREIRE, P. Pedagogy of the Oppressed. New York: The Seabury Press, 1970.
MONTENEGRO, Jacicleide Gomes da Silva; SILVA FILHO, Antônio Pereira Cardoso. A Geografia escolar na percepção dos alunos de uma escola pública em Campina Grande-PB: algumas contribuições metodológicas para o ensino da Geografia. Geotemas, Pau dos Ferros-RN, v. 8, n. 1, p. 77-98, jan../jun. 2018.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução: Eloá Jacobina. 8a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
OLIVEIRA,Christian Dennys Monteiro; ASSIS, Raimundo Jucier Sousa. Travessias da aula em campo na geografia escolar: a necessidade convertida para além da fábula. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 195-209, jan./abr. 2009.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 94, p. 58-73, ago. 1995.
PACHECO, Willyan Ramon de Souza; BARBOSA, João Paulo da Silva; FERNANDES, Dorgival Gonçalves. A relação teoria e prática no processo de formação docente. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, n. 2, suplementar, p. 332- 340, set. de 2017.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Marcos Almir Almeida de Souza

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.