REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v11-2020-76678

Palavras-chave:

Educação ao longo da vida, Educação popular, Experiência

Resumo

O presente relato de experiências objetiva refletir sobre práticas de ensino em Geografia no contexto da sexta série do Ensino Fundamental na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Macionília Maurício Bueno, situada em Vila Velha-ES. Tomando como referência o paradigma da educação ao longo da vida, na perspectiva da educação popular, a exposição discorre sobre o trabalho pedagógico que buscou articular as experiências, realidades e saberes dos educandos, sintetizadas em temas significativos, com os conhecimentos da área de Geografia, no âmbito de um projeto pedagógico da escola. Constatou-se que a abordagem temática do conhecimento tornou o processo educativo mais participativo e significativo para os educandos.

Biografia do Autor

  • Júlio de Souza Santos, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES-Campus Vitória)

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Vitória.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Diversidades e trabalho. Coleção Cadernos de EJA. Brasília, DF: MEC/SECAD, 2007.

DI PIERRO, M. C. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 1115-1139, 2005.

FÁVERO, Osmar; FREITAS, Marinaide. A Educação de Jovens e Adultos: um olhar sobre o passado e o presente. Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 365-392, jul./dez. 2011.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que sem completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1987.

_____. Pedagogia do Oprimido. 69.a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

MACHADO, Maria Margarida; GARCIA, Lênin Tomazett. Educação ao longo da vida concebida pela lente a fez no Brasil. Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE/CE/Ufes, Vitória, v. 17, n. 35, p. 195-217, 2011.

PAIVA, Jane. Direito à educação de jovens e adultos: concepções e sentidos. In: Reunião Anual da ANPEd, 29, 2006, Caxambu. 29ª Reunião Anual da ANPEd Educação, cultura e conhecimento na contemporaneidade: desafios e compromissos. Anais... Rio de Janeiro: ANPEd, 2006, p. 1-17.

VENTURA, Jaqueline; CARVALHO, Rosa Malena. Formação Inicial de Professores para a EJA. Revista Lugares de Educação, v. 3, p. 22-36, 2013.

VILA VELHA. Secretaria Municipal de Educação. Conselho Municipal de Educação. Resolução n. 10/2012. Define, para a Rede Municipal de Ensino de Vila Velha/ES, a estrutura, a organização e normas de funcionamento da Educação de Jovens e Adultos. Vila Velha: SEME/CME, 2012.

Downloads

Publicado

12-02-2020

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 21, p. 185–194, 2020. DOI: 10.14393/REG-v11-2020-76678. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76678. Acesso em: 26 dez. 2025.