O USO DO KAHOOT! NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PESQUISA-AÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM CAMPINAS - SP

Autores

  • Matheus Anézio Pereira Gusmão Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Palavras-chave:

Programa de Ensino Integral, Ensino de Geografia, Kahoot!

Resumo

A educação integral e em tempo integral tem estado nas bandeiras de diversos movimentos em defesa da educação pública nas últimas décadas. Essas pautas estavam inseridas, inclusive, na Reforma do Ensino Médio de 2018, em que os estados e municípios brasileiros deveriam, no prazo de cinco anos, ampliar a carga horária anual no Ensino Médio de 800 para 1400 horas. Posto isso, as unidades escolares que estão inseridas no PEI (Programa de Ensino Integral) criado em 2012, tem como uma de suas bases a permanência dos alunos em tempo integral - das 7h30 às 16h30 - em seus estabelecimentos. A escola que acompanhamos, enquanto pibidianos, localizada no Bairro São Bernardo, em Campinas-SP, enquadra-se  inserida no supracitado programa. Assim, o objetivo deste trabalho busca analisar, a partir das vivências que o PIBID proporciona e também do conceito de pesquisa-ação crítico-colaborativa, trabalhado por Pimenta (2005), as contribuições propiciadas pelo aplicativo Kahoot! no que tange a pensar ferramentas utilizadas para se ensinar geografia, que surge sobretudo devido ao meio técnico-científico-informacional, para a aplicação de uma regência em um ambiente escolar marcado por uma jornada exaustiva dos alunos durante a estadia diária na escola. Acreditamos que esta atividade baseada em um aplicativo eletrônico trouxe grandes contribuições no que tange a pensar estratégias de dinamizar aulas em ambientes marcados por um cansativo período de estadia na unidade escolar, que pode levar a dificuldades de aprendizagem por meio dos alunos, através de fatores como cansaço, estresse, desestímulo, etc.

Biografia do Autor

  • Matheus Anézio Pereira Gusmão, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

    Graduando em licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e integrante do PIBID, subprojeto Geografia, da mesma instituição entre os períodos de 2018 e 2019.

Referências

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. O aplicativo Kahoot na educação: verificando os conhecimentos dos alunos em tempo real. Challenges: Aprender nas Nuvens, Learning in the Clouds, 2017.

CALLAI, Helena Copetti. A geografia e a escola: muda a geografia? Muda o ensino? Terra Livre, São Paulo, n. 16, p. 133-152, 2001.

CASTELLAR, Sônia; VILHENA, Jerusa. Ensino de geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

CASTROGIOVANNI, A. C. E agora, como fica o ensino da Geografia com a globalização? In: ______; CALLAI, H. C.; KAERCHER, N. A.; SCHÄFFER, N. O. (Org.s). Geografia em sala de aula, práticas e reflexões. 5. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010, p. 81-83.

DIAS, G. K.; RAFAEL, P. H. D. S.; DIAS, L. C.. As oficinas itinerantes do Pibid Geografia Ufpel como prática sócio-espacial de acesso a diferentes culturas. Expressa Extensão, v. 23, p. 80, 2018.

FREITAS, A. S. F.; TERAMATSU, G.; STRAFORINI, R.. As dimensões territorial e política do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Revista Terra Livre, v. 1, n. 44, p. 75-113, 2017.

GUIMARÃES, Daniela. Kahoot: quizzes, debates e sondagens. In: CARVALHO, A. A. A. Apps para dispositivos móveis: manual para professores, formadores e bibliotecários. Brasília: Ministério da Educação, 2015.

MATEUS, Elaine. Práticas de formação colaborativa de professores/as de inglês: representações de uma experiência no PIBID. In: Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 13, n. 4, out./dez. 2013.

PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação. Educação e Pesquisa (USP), São Paulo, v. 03, n. 31, p. 521-539, 2005.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Educação. Diretrizes do Programa Ensino Integral. São Paulo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, s. d. Disponível em: <https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/342.pdf>. Acesso em: 8 de dezembro de 2019.

SANTOS, J. E. dos.; SANTOS, V. L. da C. O período técnico-científico-informacional e o ensino de geografia: algumas notas. Caminhos da Geografia (UFU), v.1, p. 168-180, 2011.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: EDUSP, 2017.

Downloads

Publicado

13-08-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O USO DO KAHOOT! NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PESQUISA-AÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM CAMPINAS - SP. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 20, p. 120–134, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76656. Acesso em: 8 abr. 2025.