EXPERIMENTAÇÕES NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO CURSO TÉCNICO-INTEGRADO DE INFORMÁTICA DO IFMS

Autores/as

  • Carlos Siqueira Peixoto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v13-2022-76424

Palabras clave:

Cartografia, Educação geográfica, Tecnologias educacionais

Resumen

O foco deste trabalho é apresentar um esforço de aproximação metodológica que fortaleça o ensino de Geografia por meio de atividade de campo, pesquisa e geotecnologias. Faz uma discussão sobre o ensino de Geografia na atualidade, o uso das geotecnologias em sala de aula e aborda uma experiência aplicada no ensino médio técnico no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. A bibliografia prioriza a construção de uma educação geográfica, pensando na formação de professores e construção de relações que aproximem os alunos do espaço vivido. Traz uma proposta do uso de softwares como Google Earth na construção de dados vetoriais essenciais para a cartografia e aprimora o uso dos SIG’s, como o Qgis no ambiente escolar apresenta aos alunos as possibilidades de uma Geografia além da sala de aula e na produção de conhecimento científico.

Biografía del autor/a

  • Carlos Siqueira Peixoto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Três Lagoas - MS.

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Publicado

2022-09-04

Número

Sección

Relato de experiência

Cómo citar

EXPERIMENTAÇÕES NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO CURSO TÉCNICO-INTEGRADO DE INFORMÁTICA DO IFMS. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 24, p. 159–168, 2022. DOI: 10.14393/REG-v13-2022-76424. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76424. Acesso em: 24 dec. 2025.