GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM CAMPO DE POSSIBILIDADES
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Complexidade, Professores, Livros didáticosResumo
O Presente artigo é fruto de parte da nossa pesquisa realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Investigamos como o Ensino de Geografia, por meio dos conceitos de Lugar, Paisagem e Território, pode contribuir para a Educação do Campo, considerando a vida dos sujeitos que interagem e (re)constroem o espaço rural. Para tanto, entrevistamos professores que atuam em áreas rurais para conhecer os seus fazeres pedagógicos, analisamos os livros didáticos específicos para estudantes do campo, analisamos o domínio dos professores acerca desses conceitos e de que modo são trabalhados em sala de aula, e como é a abordagem conceitual nos livros didáticos. Com isso, tecemos aproximações epistemológicas entre a Geografia e a Educação do Campo no sentido de compreender como a ciência geográfica pode dialogar com a educação realizada em áreas rurais do Brasil. Nossa leitura de mundo está ancorada no Paradigma da Complexidade.
Referências
CAVALCANTI, L. Geografia Escolar E A Busca De Abordagens Teórico/Práticas Para Realizar Sua Relevância Social. In: SILVA, Eunice Isaias da; PIRES, Lucineide Mendes (Org.). Desafios da Didática de Geografia. Goiânia: Ed. da PUC,2013, p. 45-68.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 23. Ed. Rio de Janeiro: Paz eTerra, 1994.
HAESBAERT, R. Dos Múltiplos Territórios à Multiterritorialidade. In: HEIDRICH, Álvaro et al. (Org.). A Emergência da multiterritorialidade: a ressignificação da relação do humano com o espaço. Canoas, Porto Alegre: Ed. Ulbra, Editora da UFRGS, 2008, p. 19-36.
MEC. Ministério da Educação (Brasil). Referências para uma Política Nacional de Educação do Campo: Caderno de Subsídios. Coordenação: Marise Nogueira Ramos, Telma Maria Moreira, Clarice Aparecida dos Santos. Brasília-DF: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Grupo Permanente de Trabalho de Educação do Campo, 2004.
MORIN, E. Da Necessidade de um pensamento complexo. Trad. Juremir Machado Da Silva. In: MARTINs, Francisco Menezes; SILVA, Juremir Machado sa (Org.). Para navegar no Século XXI: Tecnologias do imaginário e cibercultura. 3. Ed. Porto Alegre: Edipurs/Sulina, 2003, p. 13-38.
MORIN, E. Os sete saberes necessários á educação do futuro. Tradução: Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. Ed. Brasília: Cortez, 2000
______. A cabeça bem-feita: Repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução: Eloá Jacobina. 8. Ed. Rio De Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
______. Introdução ao Pensamento Complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005. Tradução: Eliane Lisboa.
______. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Tradução: Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
TEIXEIRA, C. C. A Geografia na educação do campo: possíveis contribuições. Dissertação (Mestrado em Geografia). Instituto de Geociências. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2016.
TEIXEIRA, C. C.; CASTROGIOVANNI, A. C. Que Geografia há na educação para o campo? In: CASTROGIOVANNI, A. C.; TONINI, I. M.; KAERCHER, N. A.; COSTELLA, R. Z. (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia: oscilações. Porto Alegre: Editora Letra1, 2016, p. 279-288.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Christiano Corrêa Teixeira, Antonio Carlos Castrogiovanni

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.