GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM CAMPO DE POSSIBILIDADES

Autores

  • Christiano Corrêa Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Antonio Carlos Castrogiovanni Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Complexidade, Professores, Livros didáticos

Resumo

O Presente artigo é fruto de parte da nossa pesquisa realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Investigamos como o Ensino de Geografia, por meio dos conceitos de Lugar, Paisagem e Território, pode contribuir para a Educação do Campo, considerando a vida dos sujeitos que interagem e (re)constroem o espaço rural. Para tanto, entrevistamos professores que atuam em áreas rurais para conhecer os seus fazeres pedagógicos, analisamos os livros didáticos específicos para estudantes do campo, analisamos o domínio dos professores acerca desses conceitos e de que modo são trabalhados em sala de aula, e como é a abordagem conceitual nos livros didáticos. Com isso, tecemos aproximações epistemológicas entre a Geografia e a Educação do Campo no sentido de compreender como a ciência geográfica pode dialogar com a educação realizada em áreas rurais do Brasil. Nossa leitura de mundo está ancorada no Paradigma da Complexidade.

Biografia do Autor

  • Christiano Corrêa Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Doutorando em Geografia no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

  • Antonio Carlos Castrogiovanni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Professor doutor do Departamento de Geografia da UFRGS.

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Publicado

04-09-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM CAMPO DE POSSIBILIDADES. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 24, p. 144–158, 2022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76418. Acesso em: 2 abr. 2025.