GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM CAMPO DE POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v13-2022-76418Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Complexidade, Professores, Livros didáticosResumo
O Presente artigo é fruto de parte da nossa pesquisa realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Investigamos como o Ensino de Geografia, por meio dos conceitos de Lugar, Paisagem e Território, pode contribuir para a Educação do Campo, considerando a vida dos sujeitos que interagem e (re)constroem o espaço rural. Para tanto, entrevistamos professores que atuam em áreas rurais para conhecer os seus fazeres pedagógicos, analisamos os livros didáticos específicos para estudantes do campo, analisamos o domínio dos professores acerca desses conceitos e de que modo são trabalhados em sala de aula, e como é a abordagem conceitual nos livros didáticos. Com isso, tecemos aproximações epistemológicas entre a Geografia e a Educação do Campo no sentido de compreender como a ciência geográfica pode dialogar com a educação realizada em áreas rurais do Brasil. Nossa leitura de mundo está ancorada no Paradigma da Complexidade.
Referências
CAVALCANTI, L. Geografia Escolar E A Busca De Abordagens Teórico/Práticas Para Realizar Sua Relevância Social. In: SILVA, Eunice Isaias da; PIRES, Lucineide Mendes (Org.). Desafios da Didática de Geografia. Goiânia: Ed. da PUC,2013, p. 45-68.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 23. Ed. Rio de Janeiro: Paz eTerra, 1994.
HAESBAERT, R. Dos Múltiplos Territórios à Multiterritorialidade. In: HEIDRICH, Álvaro et al. (Org.). A Emergência da multiterritorialidade: a ressignificação da relação do humano com o espaço. Canoas, Porto Alegre: Ed. Ulbra, Editora da UFRGS, 2008, p. 19-36.
MEC. Ministério da Educação (Brasil). Referências para uma Política Nacional de Educação do Campo: Caderno de Subsídios. Coordenação: Marise Nogueira Ramos, Telma Maria Moreira, Clarice Aparecida dos Santos. Brasília-DF: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Grupo Permanente de Trabalho de Educação do Campo, 2004.
MORIN, E. Da Necessidade de um pensamento complexo. Trad. Juremir Machado Da Silva. In: MARTINs, Francisco Menezes; SILVA, Juremir Machado sa (Org.). Para navegar no Século XXI: Tecnologias do imaginário e cibercultura. 3. Ed. Porto Alegre: Edipurs/Sulina, 2003, p. 13-38.
MORIN, E. Os sete saberes necessários á educação do futuro. Tradução: Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. Ed. Brasília: Cortez, 2000
______. A cabeça bem-feita: Repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução: Eloá Jacobina. 8. Ed. Rio De Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
______. Introdução ao Pensamento Complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005. Tradução: Eliane Lisboa.
______. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Tradução: Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
TEIXEIRA, C. C. A Geografia na educação do campo: possíveis contribuições. Dissertação (Mestrado em Geografia). Instituto de Geociências. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2016.
TEIXEIRA, C. C.; CASTROGIOVANNI, A. C. Que Geografia há na educação para o campo? In: CASTROGIOVANNI, A. C.; TONINI, I. M.; KAERCHER, N. A.; COSTELLA, R. Z. (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia: oscilações. Porto Alegre: Editora Letra1, 2016, p. 279-288.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Christiano Corrêa Teixeira, Antonio Carlos Castrogiovanni

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


