CARTOGRAFIA SOCIAL: O APLICATIVO MAPA DIGITAL DA COMUNIDADE COMO UMA POSSIBILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA ESCOLAR
Palavras-chave:
Cartografia social, Geografia, Ensino, Território, LugarResumo
A pesquisa aborda a discussão e a reflexão sobre a Cartografia Social, o ensino de Geografia escolar e as categorias geográficas “território” e “lugar”. Seu objetivo é analisar a aplicabilidade do Mapa Digital da Comunidade (MDC) enquanto recurso didático no ensino de Cartografia Social, território e lugar. O MDC é um aplicativo para smartphone que combina redes sociais com cartografia dinâmica, permitindo que o usuário faça postagens sobre os aspectos socioespaciais do seu espaço habitado. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: primeiro, foi realizada uma investigação bibliográfica em trabalhos científicos que abordam os temas de interesse: Cartografia Social, ensino de Geografia escolar, território e lugar. A segunda etapa foi o planejamento e o desenvolvimento de uma oficina didática em quatro escolas de Ensino Médio. Na última etapa, realizou-se a análise das postagens do aplicativo para verificar a assimilação, por parte dos educandos, dos conteúdos das publicações sobre os aspectos socioespaciais de seus territórios. Nessa etapa, também foi realizada a produção deste manuscrito. A utilização do MDC como instrumento de Cartografia Social, no ensino de Geografia escolar, valoriza a autonomia do educando no processo de ensino e aprendizagem. Também possibilita que o professor estimule os educandos para que, juntos, compartilhem e construam uma relação entre diferentes saberes e fazeres, contribuindo, assim, para uma aprendizagem significativa.
Referências
ACSELRAD, Henri; VIÈGAS, Rodrigo Nuñez. Cartografias sociais e territórios: um diálogo latino-americano. In: ACSELRAD, Henri. (Org.). Cartografia social, terra e território. Rio de Janeiro: IPPUR/UFRJ, 2013, p. 15-40.
ALENCAR, J. J; SILVA, J. S. Recursos didáticos não convencionais e seu papel na organização do ensino de geografia escolar. Geosaberes revista de estudos geoeducacionais, v. 9, n. 18. p. 1-14, mai./ago. 2018. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/645>. Acesso em 25 mai. 2020.
ANDREIS, Adriana Maria. A produção de significados e representações do espaço pela geografia escolar: possibilidades e limitações nos mapas. In: CALLAI, Helena Copetti. (org.). Educação geográfica: Reflexão e prática. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014, p. 211-226.
CANTO, Tânia Seneme do; ALMEIDA, Rosângela Doin de. Mapas feitos por não cartógrafos e a prática cartográfica no ciberespaço. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de (Org.). Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2014, p. 147-162.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia escolar e construção de conhecimentos. 18ª ed. Campinas: Papirus, 2013.
CERTEAU, Michel de. Relatos de espaço. In: A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 199-217.
CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Calos (Org.); CALLAI, Helena Copetti; Kaercher, Nestor André. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 12.ed. Porto Alegre: Mediação, 2017, p .71 -114.
DUBA, Victor Hugo Correia; DI MAIO, Angélica Carvalho. Geotecnologias e redes de informações: um mapa social para região metropolitana do rio de janeiro. Revista Brasileira de Cartografia, Uberlândia, v.1, n. 66/4, p. 783-801, jul./ago. 2014. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44682>. Acesso em 12 mai. 2020.
FITZ, Paulo Roberto. Geoprocessamento sem complicação. São Paulo: Oficina de textos, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
GOMES, M. de F. V. B. Cartografia social e geografia escolar: aproximações e possibilidades. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 13, p. 97-110, jan./jun. 2017. Disponível em: <http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/488/230>. Acesso em 2 dez. 2019.
HAESBAERT, R. Território, poesia e identidade. In: Espaço e Cultura, n. 3, p. 20-32, jan./jun. 1997. Disponível em: <https://www.e-ublicacoes.uerj.br/index.php/espacoecultura/article/view/6708/4786>. Acesso em 18 jun. 2020.
HAESBAERT, R.; BRUCE. G. A desterritorialização na obra de Deleuze e Guattari. GEOgraphia – Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF, Niterói, v. 4, n. 7, p. 01-15, set. 2002. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13419>. Acesso em 12 jan. 2020.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1989.
LAUDARES, Sandro. Geotecnologia ao alcance de todos. Curitiba: Appris, 2014.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3ª ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
MARTINELLI, Marcelo. Mapas da Geografia e a Cartografia Temática. 3ª ed. São Paulo: Contexto, 2006.
MORAES, J. V.; CASTELLAR, S. M. V. Metodologias ativas para o ensino de Geografia: um estudo centrado em jogos. REEC. Revista Electrónica de Enseanza de las Ciencias, v. 17, p. 422-436, 2018. Disponível em: <http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen17/REEC_17_2_07_ex1324.pdf>. Acesso em 18 jun. 2021.
OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao. Fotografias e conhecimentos do lugar onde se vive: linguagem fotográfica e atlas municipais escolares. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de (org.). Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2014, p. 13-35.
RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. Tradução de Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993.
SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. São Paulo: EDUSP, 2008.
SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: Território e sociedade no início do século XXI. 11. ed. Rio de Janeiro: Record, 1998.
SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar. São Paulo: EDUSP, 2014.
SEEMANN, Jörn. Mapas, mapeamentos e a cartografia da realidade. Geografares, Vitória. N.4, p. 49-60, abr. 2003. Disponível em: <https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/1080>. Acesso em 12 mai. 2020.
TUAN, Yu-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.
ZABALA, Antoni. A influência da concepção construtivista na estruturação das interações educativas na aula. In: ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nildemar Pereira da Silva, Nilson Almino de Freitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.