CARTOGRAFIA SOCIAL: O APLICATIVO MAPA DIGITAL DA COMUNIDADE COMO UMA POSSIBILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

  • Nildemar Pereira da Silva Instituto Federal do Piauí (IFPI)
  • Nilson Almino de Freitas Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Palavras-chave:

Cartografia social, Geografia, Ensino, Território, Lugar

Resumo

A pesquisa aborda a discussão e a reflexão sobre a Cartografia Social, o ensino de Geografia escolar e as categorias geográficas “território” e “lugar”. Seu objetivo é analisar a aplicabilidade do Mapa Digital da Comunidade (MDC) enquanto recurso didático no ensino de Cartografia Social, território e lugar. O MDC é um aplicativo para smartphone que combina redes sociais com cartografia dinâmica, permitindo que o usuário faça postagens sobre os aspectos socioespaciais do seu espaço habitado. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: primeiro, foi realizada uma investigação bibliográfica em trabalhos científicos que abordam os temas de interesse: Cartografia Social, ensino de Geografia escolar, território e lugar. A segunda etapa foi o planejamento e o desenvolvimento de uma oficina didática em quatro escolas de Ensino Médio. Na última etapa, realizou-se a análise das postagens do aplicativo para verificar a assimilação, por parte dos educandos, dos conteúdos das publicações sobre os aspectos socioespaciais de seus territórios. Nessa etapa, também foi realizada a produção deste manuscrito. A utilização do MDC como instrumento de Cartografia Social, no ensino de Geografia escolar, valoriza a autonomia do educando no processo de ensino e aprendizagem. Também possibilita que o professor estimule os educandos para que, juntos, compartilhem e construam uma relação entre diferentes saberes e fazeres, contribuindo, assim, para uma aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

  • Nildemar Pereira da Silva, Instituto Federal do Piauí (IFPI)

    Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professor de Geografia do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

  • Nilson Almino de Freitas, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

    Pós-Doutor em Estudos Culturais no Programa Avançado em Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - PROFSOCIO - Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professor Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

04-09-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CARTOGRAFIA SOCIAL: O APLICATIVO MAPA DIGITAL DA COMUNIDADE COMO UMA POSSIBILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA ESCOLAR. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 24, p. 109–129, 2022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76416. Acesso em: 5 abr. 2025.