CONSTRUINDO UMA METALINGUAGEM DIDÁTICA: O GEOZINE NA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • João Paulo Teixeira Viana Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Eugênia Maria Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Palavras-chave:

Geozine, Ensino de Geografia, Linguagem, Paisagem, Lugar

Resumo

A pesquisa propõe um estudo sobre estratégias de ensino para os conteúdos geográficos escolares, tendo o Geozine como fonte para o seu desenvolvimento. O propósito central desta pesquisa é compreender o Geozine como uma linguagem transitiva que se comporta como uma estratégia didática-pedagógica para o ensino da Geografia escolar. Metodologicamente, realizou-se o aprofundamento do referencial teórico a partir da seleção de autores que abordam temas sobre a língua, linguagem e comunicação e sua interface com o ensino da Geografia, os conceitos geográficos de Lugar e Paisagem e por fim, sobre o Fanzine e Geozine. A compreensão se dá a partir da exploração das noções de Lugar e de Paisagem, tendo, primeiramente, como foco, uma oficina de construção didática denominada de “O Geozine: Construindo uma metalinguagem didática” destinada aos professores de Geografia da cidade de Taipu-RN.  Todo este percurso serviu para dar uma maior densidade à linguagem Geozine e para enfatizar como ela pode ser aplicada, transitiva e metalinguística no fazer pedagógico do professor.

Biografia do Autor

  • João Paulo Teixeira Viana, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Mestre em Ensino de Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

  • Eugênia Maria Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Doutora em Geografia e Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF: MEC/CNE, 2018.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimento. Campinas: Papirus, 2010.

CLAVAL, Paul. A Geografia Cultural. Florianópolis: UFSC, 1995.

______. Epistemologia da Geografia. Florianópolis: Editora UFSC, 2002.

DUARTE, E. N. Linguagem e comunicação suplementar e alternativa na clínica fonoaudiológica. 2005. 85 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Artes) – PUC, São Paulo, 2005.

GADAMER, Hans Georg. Verdade de método II: complemento e índice. Tradução: Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2002.

MAGALHÃES, Henrique. O que é fanzine. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.

MORIN, E. A religação dos saberes: jornadas temáticas idealizadas e dirigidas por Edgar Morin. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.

NASCIMENTO, Ioneide Santos do. Da marginalidade à sala de aula: o fanzine como artefato cultural, educativo e pedagógico. In: MUNIZ, Cellina Rodrigues (Org.) Fanzines: autoria, subjetividade e invenção de si. Fortaleza: Edições UFC, 2010.

PONTUSCCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

SANTOS, M. Pensando o espaço do homem. São Paulo: Editora Hucitec, 2007.

SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Editora Cultrix, 1989.

SILVA, Antônio Marcos Gomes da. Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia: o desafio da totalidade mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2006.

THOMPSON, John Brookshire. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2011.

VITECK, Cristiano Marlon. Punk: anarquia, neotribalismo e consumismo no rock’n’roll. Publicação Espaço Plural, Paraná, n. 16, p. 53-58, 2007.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. Petrópolis: Vozes, 2005.

Downloads

Publicado

04-09-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONSTRUINDO UMA METALINGUAGEM DIDÁTICA: O GEOZINE NA PRÁTICA DOCENTE. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 24, p. 81–108, 2022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76414. Acesso em: 2 abr. 2025.