USO DE GEOTECNOLOGIAS EM GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Geoinformação, Cartografia escolar, Ensino médio, Formação de ProfessoresResumo
Com os avanços tecnológicos acentuados e significativos do uso de Geotecnologias no ambiente escolar, vislumbra-se a realidade vivenciada cotidianamente pelos alunos, que são estimulados com as novas formas de alfabetização cartográfica e a percepção do espaço geográfico. O artigo possui um caráter de Revisão Sistemática da Literatura (RSL), que utiliza, para aprofundamento, artigos completos de periódicos e dissertação de bibliotecas em língua portuguesa. A pesquisa visa analisar como professores da Educação Básica utilizam ferramentas geotecnológicas nas aulas de cartografia, a partir da análise e da investigação de estudos científicos relevantes de 2021, que foram avaliados em sua completude, com intuito de apresentar as novas concepções sobre o uso das ferramentas geotecnológicas e as relações com a formação docente. A pesquisa explorou as possibilidades de uso das ferramentas tecnológicas digitais no suporte às aulas de cartografia da disciplina de Geografia, cujas concepções metodológicas são atreladas ao uso de geotecnologias em experiências e vivência na educação básica. Portanto, a pesquisa evidenciou interações entre os processos de alfabetização cartográfico e as instrumentalização de situações típicas do cotidiano dos alunos, como também o incremento da TIDC no ensino de geotecnologias.
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