ENSINO SOBRE GLOBALIZAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: UM OLHAR ATENTO PARA O APRENDIZ SURDO

Autores

  • Bárbara Nielsen Brum Ferreira Colégio de Aplicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (CapUERJ)
  • Osilene Maria de Sá e Silva Cruz Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES); Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Globalização, Material didático, Ensino de Geografia para surdos

Resumo

Políticas educacionais atuais prezam pelo ensino de qualidade e que contemple as necessidades dos alunos, visando uma “educação para todos”, para alunos em contextos escolares regulares/inclusivos e bilíngues. Neste artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2008) e utilizando um instrumento de análise elaborado por Cruz e Morais (2019) foi analisado um corpus constituído por dez livros didáticos de Geografia que abordam o conteúdo sobre Globalização, com o intuito de verificar se esses materiais atendem as necessidades pedagógicas de aprendizes surdos do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica principal baseia-se em estudos sobre o conceito de Globalização (SANTOS, 1994; 2000; HARVEY, 1992; PORTO-GONÇALVES, 2006; entre outros), na educação de surdos (QUADROS, 1997; CAMPELLO, 2008; MARQUES, 1999; CRUZ e PINHEIRO, 2020), no ensino de Geografia na Educação de surdos e na criação de materiais didáticos bilíngues (ARRUDA, 2015; KELMAN; OLIVEIRA, 2018), no uso de recursos tecnológicos para o ensino ao aluno surdo (STUMPF, 2010) e em documentos legais voltados para o ensino de Geografia: Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD e Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Resultados confirmam a hipótese de que os livros não estão em acordo com o que se propõe de ensino de qualidade, pois não exploram a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua de instrução e comunicação do sujeito surdo, não exploram a cultura desse aluno, além de apresentarem textos longos, densos e sem acessibilidade.

Biografia do Autor

  • Bárbara Nielsen Brum Ferreira, Colégio de Aplicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (CapUERJ)

    Licenciada em Geografia pela Universidade Gama Filho (UGF) e mestra em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Professora Substituta do Atendimento Educacional Especializado do Colégio de Aplicação da UERJ (CapUERJ).

  • Osilene Maria de Sá e Silva Cruz, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES); Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL/PUC SP); Professora  Adjunta do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)  e de programas de Mestrado e Doutorado (UFF).

Referências

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Publicado

04/03/2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ENSINO SOBRE GLOBALIZAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: UM OLHAR ATENTO PARA O APRENDIZ SURDO. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 25, p. 136–160, 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76393. Acesso em: 21 abr. 2025.