ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS COM JOGOS DIGITAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v14-n26-2023-76315

Palavras-chave:

Ensino fundamental, Estratégias didáticas, Tecnologia

Resumo

Com a revolução tecnológica e o avanço da globalização, as informações, em sua maioria, são criadas e renovadas de formas simultâneas. Isso se projeta diretamente na maneira como as pessoas se relacionam em sociedade. Diante disso, a educação escolar deve ser pensada a partir da integração do mundo digital como parte do cotidiano da sociedade contemporânea. Neste processo, a Geografia, assim como as demais disciplinas têm um papel fundamental para a formação socioespacial e cidadã, podendo contribuir com o uso de metodologias de ensino que contemplem o trabalho com aparatos tecnológicos a exemplos dos jogos digitais. Desta forma, o objetivo deste artigo é compreender quais os benefícios dos jogos digitais como instrumento de aprendizagem no ensino de Geografia na educação. A pesquisa foi realizada com abordagem qualitativa de análise de dados, na forma de Revisão Integrativa de Literatura (RIL), através de periódicos e artigos pesquisados, que buscaram solucionar os problemas de pesquisa por meio das referências teóricas investigadas. Assim, buscamos responder: quais são os benefícios dos jogos para a aprendizagem de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental? Os resultados da pesquisa revelam que as tecnologias digitais da informação e comunicação fazem parte da realidade educacional e os jogos digitais são ferramentas pedagógicas potenciais na aprendizagem de Geografia, oportunizando a construção de conhecimentos sobre os conceitos geográficos, aspectos físicos, políticos, sociais, culturais, ambientais e, consequentemente tornando as aulas mais prazerosas, por motivar a participação dos alunos.

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Biografia do Autor

Samuel Santos Araujo, Universidade do Estado da Bahia

Graduando em licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus IV. E-mail: samuelsantos.bp@gmail.com

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Publicado

2023-07-18

Como Citar

ARAUJO, S. S. ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS COM JOGOS DIGITAIS. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 14, n. 26, p. 98–123, 2023. DOI: 10.14393/REG-v14-n26-2023-76315. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76315. Acesso em: 12 dez. 2024.

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Artigos