A GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO E O NOVO ENSINO MÉDIO: COMO A BNCC E OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PNLD 2021 ABORDAM O TEMA POPULAÇÃO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v14-n26-2023-76308

Palavras-chave:

Geografia da população, Livro didático, Novo ensino médio, BNCC

Resumo

A Geografia da População é uma subárea fundamental da Geografia para o entendimento da espacialidade dos fenômenos geográficos por ser o fluxo que caracteriza o espaço. Nesse sentido, as temáticas correlatas são essenciais para o desenvolvimento do raciocínio geográfico na escola. Nos últimos anos, o Ensino Médio brasileiro tem passado por mudanças significativas, institucionalizadas pela lei que criou o “novo” Ensino Médio, e executadas por meio de ações como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC do Ensino Médio e o Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2021. De forma a perceber o impacto dessas mudanças nos livros didáticos que chegam às mãos dos professores de identificar como essa proposta curricular e sua Geografia desde então, buscamos instrumentalização, por meio dos livros didáticos, abordam os temas de Geografia da População. Para tanto, foi realizada análise de conteúdo da BNCC do Ensino Médio para Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e dos livros didáticos indicados para a mesma área pelo PNLD em 2021. Sobre os temas de Geografia da População, encontramos potencialidades na BNCC, mas muitas fragilidades nos livros didáticos, o que poderá ser melhor constatado com a leitura do artigo.

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Biografia do Autor

Romerito Valeriano da Silva

Professor do CEFET-MG; graduado e doutor em Geografia; mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade E-mail: romerito@cefetmg.br

Elisângela Gonçalves Lacerda, Universidade Federal de Roraima

Professora da Universidade Federal de Roraima – UFRR; graduada, doutora e mestra em Geografia. E-mail: elisangela.lacerda@ufrr.br

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Publicado

2023-07-18

Como Citar

SILVA, R. V. da; LACERDA, E. G. A GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO E O NOVO ENSINO MÉDIO: COMO A BNCC E OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PNLD 2021 ABORDAM O TEMA POPULAÇÃO?. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 14, n. 26, p. 51–67, 2023. DOI: 10.14393/REG-v14-n26-2023-76308. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76308. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos