Projeto “Cuide-se para cuidar”

por trás da responsabilidade maternal

Autores

  • Luana Paula de Faria Ribeiro Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais
  • Ana Luisa Dias Barbosa Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais
  • Carla de Paula Silveira Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais
  • Isabela Mie Takeshita Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-1710-7555

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-2024-72530

Palavras-chave:

Crianças com deficiência, Comportamento materno, Autocuidado

Resumo

A deficiência física e/ou intelectual é uma condição complexa que acomete grande parte da população brasileira, e, quando se trata de crianças, o papel da família é crucial na garantia de uma boa qualidade de vida. Sabe-se que as mães costumam ser a figura que assume maior responsabilidade, abdicando do próprio autocuidado para prover o cuidado necessário aos seus filhos. Este texto relata a experiência de duas acadêmicas da área da saúde em um projeto de extensão, que promove o autocuidado e a promoção de saúde de mulheres-mães de crianças com deficiência em uma associação filantrópica de reabilitação de Belo Horizonte. As ações foram realizadas quinzenalmente, em cinco encontros, tendo a participação ativa de, em média, oito mães por encontro. Abordou-se temas relacionados ao autocuidado, saúde mental e prevenção de câncer de mama. Durante os encontros observou-se uma grande interação entre as mães e as acadêmicas, promovida pelo contato humano e empatia, pilares importantes da boa formação profissional. Foi realizada uma revisão de literatura, para trilhar discussões e conclusões sobre o tema. O projeto desenvolvido destaca a importância de ações educativas e promoção de saúde para as mães de crianças com deficiência, evidenciando a capacidade de impactar positivamente suas vidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Paula de Faria Ribeiro, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

Graduanda em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil.

Ana Luisa Dias Barbosa, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

Graduanda em Enfermagem na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Brasil.

Carla de Paula Silveira, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

Mestra em Educação em Diabetes pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil; professora na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Brasil.

Isabela Mie Takeshita, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; professora assistente na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Brasil. 

Referências

ALVES, K. R. M.; RESENDE, R. Reflexões sobre as mulheres que exercem múltiplas funções: papéis sociais, dentro e fora de casa. Educação e Humanidades, Humaitá, v. 2, n. 1, p. 622-631, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/8576. Acesso em: 31 out. 2023.

ANDRADRE, J. L. V. et al. “Água de Chocalho” em rede: roda de conversa online com famílias de crianças autistas durante a pandemia de COVID-19. Expressa Extensão, Pelotas, v. 26, n. 1, p. 429-437, 2021. DOI 10.15210/ee.v26i1.19661. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/19661. Acesso em: 31 out. 2023.

AZEVEDO, T. L.; CIA, F.; SPINAZOLA, C. C. Correlação entre o relacionamento conjugal, rotina familiar, suporte social, necessidades e qualidade de vida de pais e mães de crianças com deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial, Corumbá, v. 25, n. 2, p. 205-218, 2019. DOI 10.1590/s1413-65382519000200002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/c86SzqbjFbsjHJHRvqWPRgx/#. Acesso em: 31 out. 2023.

BRASIL. Governo do Distrito Federal. Secretaria do Estado de Saúde. Segurança do Paciente: comunicação efetiva. Brasília, DF, 24 jan. 2019. Disponível em: https://www.saude.df.gov.br/documents/37101/87400/Seguran%C3%A7a+do+paciente+comunica%C3%A7%C3%A3o+efetiva.pdf/ca225b6f-7758-7067-4935-62ea715d12ed?t=1648647952152. Acesso em: 20 fev. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer. Outubro Rosa 2022. Brasília, DF, 26 mar. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/campanhas/2022/outubro-rosa. Acesso em: 23 fev. 2024.

BRITO, D. S. L.; SILVA, A. M. Famílias de crianças com deficiência e escola comum: necessidades dos familiares e construção de parceria. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 13, n. 3, p. 1116-1134, 2019. DOI 10.14244/198271992684. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2684. Acesso em: 31 out. 2023.

CATANI, J.; LIMA, A. L. G. A dedicação de um “tempo de qualidade” aos filhos: análise de um enunciado recorrente. Estilos da Clínica, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 461-475, 2021. DOI 10.11606/issn.1981-1624.v26i3p461-475. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178088. Acesso em: 31 out. 2023.

CRISOSTOMO, K. N.; GROSSI, F. R. S.; SOUZA, R. S. The social representations of maternity for mothers of children with disabilities. Psicologia e Saúde, Campo Grande, v. 11, n. 3, p. 79-96, 2019. DOI 10.20435/pssa.v0i0.608. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-093X2019000300006. Acesso em: 31 out. 2023.

FERREIRA, F. Y. et al. Influence of health care practices on the burden of caregiver mothers. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 73, n. suppl. 4, p. 1-6, 2020. DOI 10.1590/0034-7167-2019-0154. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/ch3rq6Cy3xTfWhkyDjmw4rJ/?lang=en#. Acesso em: 31 out. 2023.

FONSECA, S. C.; CARVALHO-FREITAS, M. N.; ALVES, B. A. Investigação-ação com mães de pessoas com deficiência intelectual: a redução da sobrecarga como um projeto de vida. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 33, p. 1-21, 2020. DOI 10.5902/1984686X40373. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/40373. Acesso em: 31 out. 2023.

LONDERO, A. D. et al. Adaptação parental ao filho com deficiência: revisão sistemática de literatura. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 25, n. 2, p. 253-268, 2021. DOI 10.5380/riep.v25i2.60759. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/60759. Acesso em: 31 out. 2023.

MARQUES, L. P. Reações familiares diante da criança em situação de deficiência. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 12, p. 67-81, 2019. DOI 10.25053/redufor.v4i12.912. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/912. Acesso em: 31 out. 2023.

MBADA, C. E. et al. Exploração qualitativa do itinerário terapêutico de crianças com deficiência física na Nigéria usando análise de conteúdo temática. Escola de Enfermagem Anna Nery, Rio de Janeiro, n. 4, v. 25, p. 1-9, 2021. DOI 10.1590/2177-9465-EAN-2020-0361. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/F375szwzjHGnGL67RCG8xYN/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 31 out. 2023.

NASCIMENTO, A. M. S.; SILVA, A. M. O processo de inclusão nas escolas públicas na visão das mães de crianças com deficiência. Educação Inclusiva, Campina Grande, v. 6, n. 1, p. 18-25, 2021. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/606. Acesso em: 31 out. 2023.

OLIVEIRA, A. N.; RODRIGUES, L. P. S. A atividade de extensionista e sua importância na formação acadêmica e profissional dos discentes: relatos de experiências. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Editora Realize, 2020. p.1-15.

PAIXÃO, D. P. et al. Saúde mental de crianças com deficiências: uma revisão de escopo. Editora Científica, [s. l.], v. 2, p.191-202, 2022. Disponível em: https://downloads.editoracientifica.com.br/articles/220709617.pdf. Acesso em: 31 out. 2023.

SANTOS, A. B. Escuta qualificada como ferramenta de humanização do cuidado em saúde mental na Atenção Básica. APS em Revista, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p.170-179, 2019. DOI 10.14295/aps.v1i2.23. Disponível em: https://apsemrevista.org/aps/article/view/23. Acesso em: 31 out. 2023.

SANTOS, G. M. V. et al. Cuide-se para cuidar: a promoção do autocuidado entre mães de crianças com deficiência por meio da extensão universitária. Revista Eletrônica Acervo Saúde, [s. l.], v. 13, n. 11, p. 1-6, 2021. DOI 10.25248/REAS.e8956.2021. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/8956. Acesso em: 31 out. 2023.

SILVA, D. F.; ALVES, C. F. Aceitação familiar da criança com deficiência: revisão sistemática da literatura. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 41, n. spe3, p. 1-15, 2021. DOI 0.1590/1982-3703003209337. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/Mdy7kf9yTgCbHkzHDjmgYrv/#. Acesso em: 31 out. 2023.

SILVA, J. K. Q. Autocuidado de mães com filhos com deficiência. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020. Disponível em: (link). Acesso em: 31 out. 2023.

SOUZA, H. C. S.; SILVA, J. A. L.; GARCIA, R. B. F. Assistência à saúde mental dos cuidadores em um centro de atenção à saúde da mulher e da criança em Belém/PA: Um relato de experiência. Revista Brasileira de Revisão de Saúde, São José dos Pinhais, v. 4, n. 5, p. 209086-20998, 2021. DOI 10.34119/bjhrv4n5-198. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/36969. Acesso em: 31 out. 2023.

TAVARES, H. B. et al. Experiência inicial com roda de conversa em sala de espera de UBS. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DA FAMÍLIA E COMUNIDADE, 15., 2019, Cuiabá. Anais [...]. Campinas: Galoá, 2019. Disponível em: https://proceedings.science/cbmfc-2019/trabalhos/experiencia-inicial-com-roda-de-conversa-em-sala-de-espera-de-ubs?lang=pt-br#. Acesso em: 31 out. 2023.

Downloads

Publicado

19-12-2024

Como Citar

RIBEIRO, L. P. de F.; BARBOSA, A. L. D.; SILVEIRA, C. de P.; TAKESHITA, I. M. Projeto “Cuide-se para cuidar”: por trás da responsabilidade maternal. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 23, n. 2, p. 109–121, 2024. DOI: 10.14393/REE-2024-72530. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/72530. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência