As aulas abertas de “Próxima paisagem: escola de arte provisória” no Córrego do Bação

extensão universitária como um convite para desenhos em comum

Autores

  • Fabíola Silva Tasca Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Hélio Alvarenga Nunes Universidade Federal de Minas Gerais
  • José Márcio Lara Universidade Federal de Minas Gerais
  • Bernardo Corrêa Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-2024-72420

Palavras-chave:

extensão universitária, desenho, paisagem, comunidade, mineração

Resumo

O texto apresenta uma experiência extensionista realizada no Córrego do Bação, em Itabirito, Minas Gerais, pelo “3º Grupo Próxima Paisagem”, composto por artistas e extensionistas pesquisadores em visitação periódica a essa região minerária. O processo de elaboração e realização de um conjunto de aulas abertas de “Próxima paisagem: escola de arte provisória” é apresentado em diálogo com o processo de pesquisa acadêmica acerca do conceito de paisagem, quando buscamos atualizar a noção fenomenológica estar-em-paisagem, por meio de uma prática compartilhada com os moradores do Córrego do Bação, de desenho ao ar livre. Com este texto, procuramos trazer aos leitores nosso entendimento acerca do poder emancipatório da arte e da educação, enquanto espaços para a emergência do comum. Procuramos também contemplar as dúvidas que experimentamos sobre o que a extensão universitária em artes pode alcançar no esforço de encontro com determinados contextos.

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Biografia do Autor

Fabíola Silva Tasca, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, com período sanduíche na Universidade Nacional Autônoma do México; professora efetiva na Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil; artista e pesquisadora. 

Hélio Alvarenga Nunes, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; artista-pesquisador.

José Márcio Lara, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; artista-pesquisador.

Bernardo Corrêa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduando em Artes Plásticas (Licenciatura) na Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil; artista-pesquisador.

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Publicado

19-12-2024

Como Citar

TASCA, F. S.; NUNES, H. A.; LARA, J. M.; CORRÊA, B. As aulas abertas de “Próxima paisagem: escola de arte provisória” no Córrego do Bação: extensão universitária como um convite para desenhos em comum. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 23, n. 2, p. 177–195, 2024. DOI: 10.14393/REE-2024-72420. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/72420. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência