Divulgação e popularização da ciência na região leste de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v23n12024-68150Palavras-chave:
Popularização da Ciência, Divulgação científica, SNCT-Araguaia, MuHNA, Museu de História NaturalResumo
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida anualmente com fomento aos realizadores locais por órgãos governamentais, visa ao desenvolvimento de ações de divulgação e popularização da ciência com o objetivo de levar o conhecimento científico e tecnológico à sociedade. Este trabalho relata a experiência do Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA) em promover a popularização da ciência na região leste de Mato Grosso, nas cidades Barra do Garças e Água Boa, atingindo na terceira edição da SNCT-Araguaia um público aproximado de 6 mil participantes nas ações de divulgação científica. Destaca-se neste relato de experiência o papel fundamental das ações estratégicas de comunicação para difusão de informações sobre os conhecimentos científicos apresentados na realização do evento.
Downloads
Referências
ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação científica para cidadania. Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 3, p. 396-404, 1996. DOI 10.18225/ci.inf.v25i3.639. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/639. Acesso em: 12 dez. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC; SEB, 2010.
BUENO, W. C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituaiss. Informação & Informação, Londrina, v. 15, p. 1-12, 2010. DOI 10.5433/1981-8920.2010v15n1espp1. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585. Acesso em: 12 dez. 2023.
COIMBRA-ARAUJO, C. et al. Ações de divulgação e popularização das ciências exatas via ambientes virtuais e espaços não formais de educação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 34, n. 2, p. 649-668, 2017. DOI 10.5007/2175-7941.2017v34n2p649. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2017v34n2p649. Acesso em: 7 fev. 2024.
FARIA, F. B.; PASCOTTO, M. C. Público visitante do Museu de História Natural do Araguaia. Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, 2022. DOI 10.35699/2237-6658.2022.39750. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/39750. Acesso em: 7 fev. 2024.
GARROTI, C. P. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Brasil: avanços e desafios. 2014. Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica e Cultural) – Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2014.
GERMANO, M. G.; KULESZA, W. A. Popularização da ciência: uma revisão conceitual. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 7-25, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1546. Acesso em: 7 fev. 2024.
MARTEIS, L. S.; STEFFLER, L. M.; SANTOS, R. L. C. Abordagem sobre dengue na educação básica em Sergipe: análise de cartilhas educativas. Scientia Plena, Sergipe, v. 7, n. 6, 2011. Disponível em: https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/191. Acesso em: 7 fev. 2024.
NATAL, C. B.; ALVIM, M. H. A divulgação científica e a inclusão social. Revista do Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura, Campinas, v. 5, n. 1, p. 76-86, 2018. Disponível em: https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/edicc/article/view/5964. Acesso em: 7 fev. 2023.
ONU. Organização das Nações Unidas. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4. Acesso em: 21 jan. 2023.
PORFIRO, L. D.; BALDINO, J. M. Perspectivas teórico-conceituais de popularização da ciência: vulgarização, alfabetização científica e divulgação científica. Revista Contemporânea de Educação, Inhumas, v. 3, 2018. Disponível em: https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/25. Acesso em: 7 fev. 2024.
RAZUK, F. B.; SANTOS, W. L. P. A popularização da ciência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: um estudo de caso, sob o enfoque CTS, da participação de uma instituição de pesquisa. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 10., 2017. Anais [...]. Sevilla: Universidad Autònoma de Barcelona, 2017. Disponível em: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/337022. Acesso em: 16 jan. 2023.
RENDEIRO, M. F. B.; GONÇALVES, C. B. Divulgação e popularização da ciência: relato
de experiência do projeto “Ciência às 7 e meia”. Areté, Manaus, v. 7, n. 13, p. 222-231, 2014. Disponível
https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/117. Acesso em:
jan. 2023.
SILVA JUNIOR, V. N. O que é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia? 2023. Disponível em: https://semanact.mcti.gov.br/o-que-e-a-semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia/. Acesso em: 16 jan. 2024.
ZIMMERMANN, E.; MAMEDE, M. Novas direções para o letramento científico: pensando o Museu de Ciência e Tecnologia da Universidade de Brasília. In: REUNIÓN DE LA RED-POP, 9., 2005. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Márcia Cristina Pascotto, Deyvisson Pereira Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.