A transversalidade da ciência e da tecnologia para a efetivação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v22n22023-68147Palavras-chave:
Extensão social, Literacia Científica, Desenvolvimento SustentávelResumo
O presente artigo visa comunicar as reflexões e as experiências desenvolvidas por meio do projeto “A transversalidade da ciência e da tecnologia para a efetivação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, que deu sustentação à 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Esse projeto, de cunho extensionista, teve como objetivo geral colaborar para a difusão e a popularização da ciência em comunidades amazônicas do estado de Rondônia, mediante atividades de cunho científico e tecnológico voltadas à reflexão crítica acerca da urgência de ações transversais de produção científica e tecnológica aplicadas à efetivação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foram desenvolvidas vinte atividades diferentes de popularização da ciência, em nove municípios do estado de Rondônia, incluindo três comunidades indígenas de etnias distintas (Suruí, Wari’ e Karitiana) e uma comunidade ribeirinha. Estima-se que as atividades desenvolvidas, pelo perfil dialógico e acolhedor das diferentes visões de mundo, tenham contribuído para a sensibilização dos participantes acerca do valor da ciência e da necessidade de ações integradas em favor do desenvolvimento sustentável.
Downloads
Referências
BARCELLOS, C. et al. Mudanças climáticas e ambientais e as doenças infecciosas: cenários e incertezas para o Brasil. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 18, n. 3, p. 285-304, 2009. DOI 10.5123/S1679-49742009000300011. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1679-49742009000300011&lng=pt&nrm=is. Acesso em: 13 jan. 2023.
BOFF, L. Sustentabilidade: o que é e o que não é. Rio de Janeiro: Vozes, 2015.
BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.
BRANSCOMB, A. W. Knowing how to know. Science, Technology, & Human Values, Sydney, v. 6, n. 36, p. 5-9, 1981.
CARVALHO, G. S. Literacia científica: conceitos e dimensões. Lisboa: Lidel, 2009.
CEREZO, J. Ciência, tecnologia e sociedade: o estado da arte na Europa e nos Estados Unidos. In: SANTOS, L. W. et al. (org.). Ciência, tecnologia e sociedade: o desafio da interação. Londrina: IAPAR, 2004. p. 3-38.
DAGNINO, R; FRAGA, L. Os estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade e a educação: mais além da participação pública na ciência. Redes, Buenos Aires, v. 16, n. 31, p. 123-144, 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/907/90721346006.pdf. Acesso em: 13 jan. 2023.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação?. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GALEFFI, D. A. A transversalidade da ciência nas suas relações com a vida: questões polilógicas emergentes no campo ético. In: OLIVEIRA JÚNIOR, O. B. A transdisciplinaridade da ciência nas suas relações com a vida. Ponta Grossa: Atena, 2022. p. 6-15.
HARVEY, D. O novo imperialismo. São Paulo: Ed. Loyola, 2004.
HUERGO, J. La popularización, mediación y negociación de significados. In: SEMINÁRIO LATINOAMERICANO ESTRATÉGIAS PARA LA FORMACIÓN DE POPULARIZADORES EN CIENCIAS Y TECNOLOGÍA, 2001, La Plata. Anais [...]. La Plata: RedPOP, 2001.
KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 1997.
KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
LIMA, M. T.; NEVEZ, E. F.; DAGNINO, R. Popularização da ciência no Brasil: entrada na agenda pública, de que forma? Jcom, Trieste, v. 7, n. 4, 2008.
OCDE. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. The PISA 2003 Assessment Framework – Mathematics, Reading, Science and problem solving knowledge and skills. 2003. Disponível em: http://www.oecd.org/dataoecd/46/14/33694881.pdf. Acesso em: 15 jan. 2023.
SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (org.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez. 2010.
SHINN, T. Regimes de produção e difusão de ciência: rumo a uma organização transversal do conhecimento. Scientiae Studia, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 11-42 2008. DOI 10.1590/S1678-31662008000100002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ss/a/ry8Hwy3LQjj487Wr3DzWTcy/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 jan. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Xênia de Castro Barbosa, Tiago Lins de Lima, Deivis Nascimento dos Santos, Kaio Alexandre da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.