A percepção dos estudantes e professores sobre a extensão comunitária

um estudo de uma universidade comunitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v20n22021-59829

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Discentes, Docentes, Universidades

Resumo

Os projetos de extensão comunitária viabilizam a relação transformadora entre Universidade e sociedade e contribuem para a formação integral dos estudantes, pois permitem a reflexão sobre as conjunturas sociais, a relação com as teorias aprendidas em sala e a construção de novos conhecimentos. Este estudo teve como objetivo analisar a extensão comunitária desenvolvida em uma universidade comunitária sob a percepção dos estudantes e professores que atuam nos projetos de extensão. Para tanto, realizou-se um levantamento, quantitativo, com caráter descritivo, cujos dados foram coletados por meio de questionários. Os resultados demonstraram que os projetos de extensão da universidade apresentam-se consoantes às diretrizes da extensão comunitária definidas pelo Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Percebeu-se, nos projetos, indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão; interdisciplinaridade; interação dialógica; transformação social e impactos na formação dos estudantes. Entretanto, os estudantes identificaram dificuldades na obtenção de informações sobre as práticas extensionistas e os meios de comunicação da universidade foram considerados insuficientes. Espera-se que essa análise da percepção dos estudantes e professores contribua para a literatura de extensão comunitária e estimule a práxis extensionista no ensino e na pesquisa.

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Biografia do Autor

Ana Paula Pereira dos Passos, Universidade do Vale do Itajaí

Doutoranda em Administração na Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil; tutora externa no curso de Administração do Centro Universitário Leonardo da Vinci, Santa Catarina, Brasil.

Vanderléia Martins Lohn, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; professora titular da Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

18-01-2022

Como Citar

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Artigos Originais