Educação e diversidade cultural

desenvolvimento do projeto de extensão “História e Cultura do povo Kiriri do Rio Verde de Caldas”

Autores

  • Solange Nunes de Oliveira Schiavetto Universidade do Estado de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-2080-8280
  • Taciana Begalli de Oliveira Ruellas Rede Estadual de Educação de Poços de Caldas
  • Adonias Santos Bernardes Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v20n12021-57806

Palavras-chave:

Diversidade cultural, Educação, Kiriri, Indígenas

Resumo

Este artigo busca apresentar os principais resultados do desenvolvimento do projeto de extensão “História e cultura do povo Kiriri do Rio Verde de Caldas”, realizado por meio do edital PAEx nº 12/2019 da Pró-reitoria de Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais. O projeto seguiu uma abordagem com duas frentes metodológicas que contemplaram ações no âmbito acadêmico do curso de Pedagogia da instituição (Unidade Poços de Caldas) e atividades no bojo da educação básica ao propor o seu desenvolvimento em duas escolas públicas do município de Poços de Caldas-MG. As discussões e interações com os diferentes públicos abarcados pelas ações do projeto buscaram compreender a dinâmica de transformações no que tange aos territórios, identidade e cultura, aos quais o grupo foi submetido ao longo de séculos e, mais especificamente, nas últimas décadas. Acredita-se que tais discussões foram importantes ferramentas para ampliar abordagens sobre a diversidade que marca a construção histórica do país. Ao estreitarmos laços entre comunidade acadêmica e povo Kiriri do Rio Verde foi possível realizar reflexões e aprofundar o aprendizado em torno do tema da diversidade cultural na educação.

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Biografia do Autor

Solange Nunes de Oliveira Schiavetto, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral em História pela mesma instituição; professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil; coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Memória, Cultura e Educação (UEMG); membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ambiente, Cultura e Educação (Gepace/UEMG).

Taciana Begalli de Oliveira Ruellas, Rede Estadual de Educação de Poços de Caldas

Mestra em Ciências Humanas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Minas Gerais, Brasil; membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Memória, Cultura e Educação (UEMG).

Adonias Santos Bernardes, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduado Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil; membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Memória, Cultura e Educação (UEMG).

Referências

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Publicado

30-06-2021

Como Citar

SCHIAVETTO, S. N. de O.; RUELLAS, T. B. de O.; BERNARDES, A. S. Educação e diversidade cultural: desenvolvimento do projeto de extensão “História e Cultura do povo Kiriri do Rio Verde de Caldas”. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 30–43, 2021. DOI: 10.14393/REE-v20n12021-57806. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/57806. Acesso em: 27 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais