Educação e diversidade cultural

desenvolvimento do projeto de extensão “História e Cultura do povo Kiriri do Rio Verde de Caldas”

Autores

  • Solange Nunes de Oliveira Schiavetto Universidade do Estado de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-2080-8280
  • Taciana Begalli de Oliveira Ruellas Rede Estadual de Educação de Poços de Caldas
  • Adonias Santos Bernardes Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v20n12021-57806

Palavras-chave:

Diversidade cultural, Educação, Kiriri, Indígenas

Resumo

Este artigo busca apresentar os principais resultados do desenvolvimento do projeto de extensão “História e cultura do povo Kiriri do Rio Verde de Caldas”, realizado por meio do edital PAEx nº 12/2019 da Pró-reitoria de Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais. O projeto seguiu uma abordagem com duas frentes metodológicas que contemplaram ações no âmbito acadêmico do curso de Pedagogia da instituição (Unidade Poços de Caldas) e atividades no bojo da educação básica ao propor o seu desenvolvimento em duas escolas públicas do município de Poços de Caldas-MG. As discussões e interações com os diferentes públicos abarcados pelas ações do projeto buscaram compreender a dinâmica de transformações no que tange aos territórios, identidade e cultura, aos quais o grupo foi submetido ao longo de séculos e, mais especificamente, nas últimas décadas. Acredita-se que tais discussões foram importantes ferramentas para ampliar abordagens sobre a diversidade que marca a construção histórica do país. Ao estreitarmos laços entre comunidade acadêmica e povo Kiriri do Rio Verde foi possível realizar reflexões e aprofundar o aprendizado em torno do tema da diversidade cultural na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Nunes de Oliveira Schiavetto, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral em História pela mesma instituição; professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil; coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Memória, Cultura e Educação (UEMG); membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ambiente, Cultura e Educação (Gepace/UEMG).

Taciana Begalli de Oliveira Ruellas, Rede Estadual de Educação de Poços de Caldas

Mestra em Ciências Humanas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Minas Gerais, Brasil; membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Memória, Cultura e Educação (UEMG).

Adonias Santos Bernardes, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduado Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil; membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Memória, Cultura e Educação (UEMG).

Referências

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro Brasileira e Indígena”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 15 out. 2020.

BORGES, F. H. Por um lugar de vida: o caso dos Kiriri acampados no município de Caldas/MG. In: JORNADAS DE ANTROPOLOGIA JOHN MONTEIRO, 1., 2017, Campinas. Anais [...]. Campinas: Unicamp, 2017. p.147-156.

CUNHA, M. C. Etnicidade: da cultura residual, mas irredutível. In: Cultura com aspas. São Paulo: Cosac Naif, 2009.

CUNHA, M. C. (coord.). História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

FREIRE, J. R. B. Cinco ideias equivocadas sobre os índios. Ensaio e Pesquisa em Educação, Belo Horizonte, v. 1, p. 3-23, 2016. Disponível em: https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/2534828/mod_resource/content/1/Cinco%20ideias%20equivocadas%20sobre%20o%20indio%20.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.

FUNARI, P. P.A.; PIÑON, A. A temática indígena na escola: subsídios para professores. São Paulo: Contexto, 2011.

GRÜNEWALD, R. Toré e Jurema: emblemas indígenas no Nordeste do Brasil. Ciência e Cultura, Campinas, v. 60, n. 4, p. 43-45, 2008. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252008000400018. Acesso em: 18 out. 2020.

GOMIDE, M. L. C. Território no mundo A’uwe Xavante. Confins, São Paulo, n. 11, 2011. Doi: 10.4000/confins.6888. Disponível em: http://journals.openedition.org/confins/6888. Acesso em: 6 jul. 2020.

LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2002.

MENEZES, P. M. Repensando a questão indígena na escola. Moitará: Revista Eletrônica da Fundação Araporã, v. 1, n. 1, p. 25-35, nov.-dez. 2014. Disponível em: http://fundacaoarapora.org.br/moitara/wp-content/uploads/2016/02/Repensando-a-quest%C3%A3o-ind%C3%ADgena-na-escola-Paula-M.-Menezes.pdf. Acesso em: 18 jul. 2020.

MINAS GERAIS. Lei nº 23.758, de 6 de janeiro de 2021. Autoriza o Poder Executivo a doar à União o imóvel que especifica. Disponível em: https://leisestaduais.com.br/mg/lei-ordinaria-n-23758-2021-minas-gerais-autoriza-o-poder-executivo-a-doar-a-uniao-o-imovel-que-especifica. Acesso em: 18 jul. 2020.

OLIVEIRA FILHO, J. P. Ensaios em antropologia histórica. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1999.

RUELLAS, T. B. O.; SCHIAVETTO, S. N. O.; RAMIRO, R. H. Educação e diversidade cultural: estudo de caso do povo Kiriri do Rio Verde de Caldas/MG. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais [...] Campina Grande: Editora Realize, 2019.

Downloads

Publicado

30-06-2021

Como Citar

SCHIAVETTO, S. N. de O.; RUELLAS, T. B. de O.; BERNARDES, A. S. Educação e diversidade cultural: desenvolvimento do projeto de extensão “História e Cultura do povo Kiriri do Rio Verde de Caldas”. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 30–43, 2021. DOI: 10.14393/REE-v20n12021-57806. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/57806. Acesso em: 10 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais