Extensão universitária

relato de experiência de um trabalho interdisciplinar entre saúde e educação

Autores

  • Ana Paula Zaikievicz Azevedo Universidade Católica Dom Bosco
  • Ana Karina Modolo Universidade Católica Dom Bosco
  • Lilliam May Grespan Estodutto da Silva Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v20n12021-55506

Palavras-chave:

Extensão comunitária, Crianças, Integração

Resumo

Este trabalho objetiva compartilhar as experiências desenvolvidas em um projeto de extensão interdisciplinar, o qual envolve docentes e acadêmicos dos cursos de graduação em Farmácia, Nutrição, Ciências Biológicas e Pedagogia, na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande-MS. Denominado “Estratégias para Educação e Saúde da Criança”, o projeto tem como principal objetivo desenvolver, por meio de ações lúdicas e formativas, a promoção da saúde e bem-estar de crianças de até 12 anos de idade. O projeto foi criado em 2004 e durante o ano de 2019 atendeu quatro instituições, sendo uma escola de educação infantil da rede pública, duas escolas da rede privada e um projeto social, no qual são atendidas crianças e mulheres em situação de vulnerabilidade. O desenvolvimento do projeto tem possibilitado ampliar a formação acadêmica e pessoal dos acadêmicos e docentes envolvidos nas ações, além de contribuir com as instituições atendidas, possibilitando às crianças, professores, pais e familiares das crianças que frequentam as quatro instituições atendidas, acesso a informações, desenvolvimento de ações e atividades que possibilitam melhores condições de vida e bem-estar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Zaikievicz Azevedo, Universidade Católica Dom Bosco

Mestra em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco, Mato Grosso, Brasil; professora na mesma instituição; professora de Educação Infantil na Rede Pública Municipal de Campo Grande, Brasil.

Ana Karina Modolo, Universidade Católica Dom Bosco

Mestra em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo, Brasil; professora titular da Universidade Católica Dom Bosco, Mato Grosso, Brasil.

Lilliam May Grespan Estodutto da Silva, Universidade Católica Dom Bosco

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil; professora da Universidade Católica Dom Bosco, Mato Grosso, Brasil.

Referências

ALVES, G. G.; AERTS, D. As práticas educativas em saúde e a Estratégia Saúde da Família. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n.11, p. 319-325, 2011. Doi: 10.1590/S1413-81232011000100034. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/KWBfzpcCq77fTcbYjHPRNbM/abstract/?lang=pt . Acesso em: 15 maio 2020.

benefícios. Educar em Revista, Curitiba, v. 31, p. 213-230, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/FjYPg5gFXSffFxr4BXvLvyx/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 15 maio 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 7 de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e da outras providências. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808. Acesso em: 15 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e as bases da educação nacional. Brasília-DF, 1996.

BRASIL. Ministério da Saúde. Escolas promotoras de saúde: experiências no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. (Série Promoção da Saúde; n. 6).

CORSINO, P. Educação infantil: necessária institucionalização da infância. In: KRAMER, S. Profissionais da educação infantil: gestão e formação. São Paulo. Ática, 2005. p. 204-216

DAMIANI, M. F. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus

GONÇALVES, C. J.; ANTONIO, D. A. As múltiplas linguagens no cotidiano das crianças. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 9, n. 16, 2007. Doi: 10.5007/%25x . Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/853/760: Acesso em: 15 abr. 2020.

MONT’ALVERNE, D. G. B; CATRIB, A. M. F. Promoção da saúde e as escolas: como avançar. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, Fortaleza, v. 26, n. 3, p. 307-308, 2013. Doi: 10.5020/18061230.2013.p307. Disponível em: https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/2924/. Acesso em: 10 abr. 2020.

OLIVEIRA, F.; GOULART, P. M. Fases e faces da extensão universitária: rotas e concepções. Rev. Ciênc. Ext., São Paulo, v. 11, n. 3, p. 8-27, 2015. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/download/1225/1165. Acesso em: 10 ago. 2020.

PELICIONI, M. C. F; TORRES, A. L. Escola promotora da saúde. São Paulo: FSP/USP, 1999. (Série Monográfica, 12).

SANTA ANNA, J. Para além dos muros da universidade: prática docente na extensão universitária. Interfaces, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, Edição extra, p. 1-282, maio 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19525/17541. Acesso em: 15 maio 2020.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, O. D. da. O que é extensão universitária? Integração, v. 3, n. 9, p. 148-149, maio 1997. Disponível em: https://www.ecientificocultural.com/ECC3/oberdan9.htm. Acesso em: 29 fev. 2020.

SÍVERES, L. (org.). A extensão universitária como um princípio de aprendizagem. Brasília: Liber Livro, 2013.

THIESEN, J. da S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 39, 2008. Doi: 10.1590/S1413-24782008000300010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000300010. Acesso em: 15 fev. 2020.

VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 9. ed. São Paulo: Libertad, 2000.

Downloads

Publicado

30-06-2021

Como Citar

AZEVEDO, A. P. Z. .; MODOLO, A. K.; SILVA, L. M. G. E. da. Extensão universitária: relato de experiência de um trabalho interdisciplinar entre saúde e educação. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 85–98, 2021. DOI: 10.14393/REE-v20n12021-55506. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/55506. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)