Extensão universitária como compromisso social

contribuições da obra "Educação e Mudança"

Autores

  • Maria Laís dos Santos Leite Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v18n22019-47689

Palavras-chave:

Sociedade, Universidade, Prática extensionista

Resumo

(Re)ler o livro Educação e Mudança em tempos de crise político-econômica em nosso país, em que vivenciamos uma perseguição às universidades públicas, com cortes de recursos, ataques aos seus fazeres, ao papel do(a) professor(a), é realimentar-se de resistência, compromisso social, inclusive com a defesa da democracia. A temática central deste livro é a mudança, um dos “temas geradores” da prática teórica de Paulo Freire. Na obra, ele reflete sobre a mudança de uma sociedade de oprimidos para uma sociedade de iguais e o papel da educação e da conscientização nesse processo de mudança. Educação e Mudança é composto por quatro capítulos: O compromisso profissional com a sociedade; A educação e o processo de mudança social; O papel do trabalhador social no processo de mudança e Alfabetização de adultos e conscientização. Este texto objetiva, pois, apresentar contribuições dessa obra freiriana para a teoria/prática/pesquisa em extensão universitária

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Biografia do Autor

Maria Laís dos Santos Leite, Universidade Federal do Cariri

Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil; servidora técnico-administrativa da Universidade Federal do Cariri, Ceará, Brasil; coordenadora do Laboratório de Estudos em Políticas Públicas do Cariri (LEPP-Cariri).

Referências

FREIRE, P. Educação e mudança. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GADOTTI, M. Prefácio. In: FREIRE, P. Educação e mudança. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

NOGUEIRA, M. das D. P. (org.) Extensão universitária: diretrizes conceituais e políticas. Belo Horizonte: PROEX/UFMG, 2000.

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Publicado

22-01-2020

Como Citar

LEITE, M. L. dos S. Extensão universitária como compromisso social: contribuições da obra "Educação e Mudança". Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 209–212, 2020. DOI: 10.14393/REE-v18n22019-47689. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/47689. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Resenhas